Bebidas açucaradas vão pagar mais imposto
As bebidas com teor de açúcar mais elevado vão sofrer uma atualização do imposto que lhes é aplicado, segundo a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2020.
As bebidas não alcoólicas com maior teor de açúcar vão voltar a ser penalizadas fiscalmente, segundo a versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2020. Há uma atualização das taxas ao valor da inflação.
De acordo com o documento, as bebidas com um teor de açúcar inferior a 25 gramas por litro não sofrem qualquer agravamento de imposto que se mantém no valor de um euro por cada 100 litros. Mas o mesmo já não acontecerá com as bebidas com teor de açúcar mais elevado, cujo imposto será atualizado.
No caso das bebidas cujo teor de açúcar seja inferior a 50 gramas por litro e igual ou superior a 25 gramas por litro, estas terão um imposto associado de 6,02 euros por cada 100 litros, acima dos 6 euros atuais. Ou seja, uma atualização de 0,33%.
Por sua vez, as bebidas cujo teor de açúcar esteja entre os 50 e os 80 gramas por litro, veem o imposto aumentar 0,25%, passando dos 8 euros que vigoram atualmente para os 8,02 euros, por cada 100 litros.
Para bebidas com teor de açúcar a partir de 80 gramas por litro, a subida é de 0,3%, com o imposto a passar para os 20,06 euros por cada 100 litros. Atualmente, o imposto é de 20 euros.
A decisão de taxar as bebidas açucaradas consoante a gramagem de açúcar foi incluída no último Orçamento do Estado. Além de obter mais receita fiscal, o Governo pretendeu com a medida levar os produtores a reduzirem o teor de açúcar nas bebidas, ou dissuadir os consumidores a as adquirirem, devido à subida dos preços.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bebidas açucaradas vão pagar mais imposto
{{ noCommentsLabel }}