Diretor do SEF na Madeira constituído arguido por suspeita de apoio à imigração ilegal

  • Lusa
  • 19 Dezembro 2019

O diretor regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da Madeira, Jorge Faustino, foi constituído arguido por suspeita de auxílio à imigração ilegal.

O diretor regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) da Madeira, Jorge Faustino, foi constituído arguido por suspeita da autoria do crime de auxílio à imigração ilegal, foi anunciado esta quinta-feira.

Segundo uma nota divulgada pelo SEF, a investigação deste caso foi desencadeada há um mês, “depois de uma denúncia feita ao serviço”, que ainda está em curso.

A mesma informação refere que durante a manhã desta quinta-feira foram efetuadas “buscas domiciliárias e nas instalações da direção regional” da Madeira do SEF, tendo sido apreendido diverso material informático.

Esta operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, envolvendo o inspetor coordenador superior Jorge Faustino, responsável pelo SEF na Região Autónoma da Madeira, está a ser coordenada pelo Ministério Público.

Jorge Faustino exerce o cargo no arquipélago desde maio de 2018, “tendo-lhe sido aplicada como medida de coação termo de identidade e residência”, diz a mesma nota.

Desempenhou os cargos de inspetor responsável pelo Posto de Fronteira do Aeroporto das Lajes (1992-1994) e do Aeroporto de Faro (1995-1997), e foi chefe da Delegação de Aveiro (1998-2005).

Também foi subdiretor regional do Norte (2007-2012) e oficial de ligação de imigração no Senegal (2013-2016). Esteve no Gabinete de Asilo e Refugiados do SEF (2016-2018) e foi representante do SEF nos grupos de trabalho “Asilo” (2017-2018) e “Vistos” do Conselho da União Europeia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diretor do SEF na Madeira constituído arguido por suspeita de apoio à imigração ilegal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião