Euronext em negociações exclusivas para comprar a Clearnet

A London Stock Exchange e o LCH Group estão em negociações com a Euronext para a venda da câmara de compensação LCH.Clearnet, um agente do mercado que atua como garante das operações financeiras.

A London Stock Exchange (LSE) e o LCH Group confirmaram esta terça-feira negociações exclusivas com a Euronext (dona da gestora da bolsa de Lisboa, entre outras) para a venda da LCH.Clearnet, a câmara de compensação e liquidação que atua como garante do cumprimento de uma transação financeira entre duas partes.

Caso avance, o negócio deverá responder “proativamente” às preocupações anti-concorrenciais levantadas pela Comissão Europeia em relação a determinadas atividades paralelas à negociação no mercado de capitais.

De resto, uma venda da LCH.Clearnet deverá estar sujeita a uma revisão e aprovação pelo regulador europeu para evitar que a Euronext assuma uma posição dominante no mercado.

A LCH.Clearnet é uma instituição de crédito de direito francês que oferece serviços de câmara de compensação e contraparte central para as operações no mercado de capitais nacional, assegurando que todas as operações de mercado são cumpridas e liquidadas, evitando situações de incumprimento. Por exemplo, é esta entidade que determina a margem que exige aos investidores quando são dados títulos de dívida portuguesa como garantia para negociações que a Clearnet certifica.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euronext em negociações exclusivas para comprar a Clearnet

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião