Atividade económica diminui até novembro. Clima económico estabilizou

  • Lusa
  • 20 Janeiro 2020

Enquanto o indicador de atividade económica até novembro registou uma redução, as exportações e importações de bens aceleraram nesse mês.

O indicador de atividade económica até novembro diminuiu e as exportações e importações de bens aceleraram no mesmo mês, registando variações homólogas de 7,4% e 6,6%, respetivamente, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a Síntese Económica de Conjuntura de dezembro de 2019, do INE, o indicador de atividade económica, disponível até novembro, diminuiu e o indicador de clima económico, disponível até dezembro, estabilizou.

“O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em novembro, refletindo um menor contributo positivo da componente de consumo não duradouro, tendo a componente de consumo duradouro apresentado um contributo positivo ligeiramente maior”, refere o INE.

O indicador de formação bruta de capital fixo (FBCF) também desacelerou em novembro, “devido ao contributo negativo mais intenso da componente de material de transporte e ao contributo positivo menos expressivo das componentes de máquinas e equipamentos e de construção”.

Já as exportações e importações de bens aceleraram em novembro, em termos nominais, registando variações homólogas de 7,4% e 6,6%, respetivamente (3,4% e 5,0% em outubro). Em dezembro, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu e o indicador de sentimento económico estabilizou na área euro.

Também no último mês de 2019, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de 3,4% e 5,6%, respetivamente (2,7% e 5,9% em novembro). Considerando a atividade económica da perspetiva da produção, verificou-se uma diminuição menos acentuada na indústria e ainda uma aceleração, em termos nominais, nos serviços e uma desaceleração, em termos reais, na construção.

Quanto às estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, o INE aponta uma taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, de 6,7% em novembro, mais 0,2 pontos percentuais do que o valor definitivo registado nos dois meses anteriores (taxa de 6,4% há três meses e 6,7% no mesmo período do ano anterior).

Em novembro, a estimativa para a população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 0,6% (1,0% em outubro) e uma diminuição em cadeia de 0,3%.

Os dados do INE mostram ainda que, em 2019, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma taxa de variação média anual de 0,3% (1,0% em 2018) e uma variação homóloga de 0,4% em dezembro (variação de 0,3% em novembro), observando-se uma taxa de variação de -0,3% na componente de bens (-0,6% em novembro) e de 1,5% na de serviços (1,6% no mês anterior).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica diminui até novembro. Clima económico estabilizou

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião