Quase 500 milhões de pessoas que trabalham têm remuneração insuficiente

  • Lusa
  • 20 Janeiro 2020

Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho, 470 milhões de pessoas no mundo trabalham menos horas pagas do que gostariam ou não têm acesso a um emprego suficientemente remunerado.

Quase 500 milhões de pessoas no mundo trabalham menos horas pagas do que gostariam ou não têm acesso a um emprego suficientemente remunerado, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado esta segunda-feira.

Segundo o relatório “Social and Employment Outlook in the World – Trends 2020 (WESO)” da OIT, o desemprego global permaneceu relativamente estável nos últimos nove anos, mas a desaceleração do crescimento económico fez com que não estejam a ser criados novos empregos suficientes para absorver os que entram no mercado de trabalho.

“Para milhões de pessoas comuns, é cada vez mais difícil construir uma vida melhor graças ao trabalho“, afirma, na nota à imprensa, o diretor geral da OIT, Guy Ryder.

“A persistência e a amplitude da exclusão e as desigualdades relacionadas com o trabalho impedem que as pessoas encontrem trabalho decente e construam um futuro melhor”, sublinha Guy Ryder, para quem esta é uma conclusão “extremamente preocupante, com sérias e alarmantes repercussões na coesão social”.

O relatório mostra que, além do número mundial de desempregados, de 188 milhões de pessoas, há ainda 165 milhões que não têm trabalho remunerado o suficiente e outros 120 milhões que desistiram de procurar ativamente emprego ou não têm acesso ao mercado de trabalho.

“No total, mais de 470 milhões de pessoas no mundo são afetadas”, refere a OIT, sublinhando que “a taxa de subutilização total da força de trabalho tende a agravar-se e excede em muito a do desemprego”.

Uma das principais conclusões do relatório é de que existem “deficiências significativas na qualidade do trabalho”, mesmo quando as pessoas têm um emprego.

“O trabalho decente tem a ver com a adequação dos salários ou rendimentos do trabalho por conta própria, com direito à segurança no emprego e um local de trabalho seguro e saudável, acesso à proteção social, oportunidade de expressar as suas próprias opiniões e preocupações através de um sindicato, organização de empregadores ou outro órgão de representação, bem como com outros direitos fundamentais, como a não discriminação”, defende a OIT.

Segundo a organização, os défices de trabalho decente são especialmente pronunciados na economia informal, “que regista as maiores taxas de pobreza entre os trabalhadores”.

O relatório analisa ainda as desigualdades no mercado de trabalho e refere que os novos dados apontam para que haja maior desigualdade do que se previa, especialmente nos países em desenvolvimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 500 milhões de pessoas que trabalham têm remuneração insuficiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião