Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte em 2020

O Governo publicou, esta terça-feira, as novas tabelas de retenção na fonte de IRS, tendo o limite a partir do qual o rendimento é taxado subido para 659 euros.

Os trabalhadores dependentes e pensionistas com rendimentos até 659 euros mensais vão passar a ficar isentos de retenção na fonte, este ano. As tabelas de IRS que irão vigorar em 2020 foram publicadas esta terça-feira em Diário da República e contemplam uma subida desse patamar até ao qual não se aplica qualquer taxa: de 654 euros para 659 euros.

O Ministério das Finanças fez publicar em Diário da República as novas tabelas de retenção de IRS. É com base nessas taxas atualizadas que calculará, ao longo deste ano, o desconto mensal a aplicar aos salários e às pensões.

Este ano, o limite até ao qual não se aplica qualquer taxa de retenção voltou a subir, em linha com a atualização do mínimo de existência; Isto é, à boleia da inflação, o Indexante dos Apoios Sociais (IAS) aumentou para 438,8 euros este ano, puxando o mínimo de existência (1,5 vezes o IAS) para 658,2 euros (mensais). É esse valor que serve agora de guia para a fixação do patamar em causa.

Tradicionalmente, o aumento do salário mínimo nacional também contribuiu para este desenho, mas este ano tal remuneração subiu para o mínimo que já estava em vigor na Função Pública (635 euros), pelo que não deve ter tido grande efeito nas tabelas em questão.

De notar que ao contrário do que aconteceu no último ano, as tabelas de retenção na fonte aplicadas aos rendimentos dos deficientes foi atualizada, refletindo um desagravamento.

(Notícia atualizada às 9h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salários até 659 euros isentos de retenção na fonte em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião