Nova dívida emitida por Portugal em 2019 custou apenas 1,1%

Dívida direta do Estado ascendeu a 251.012 milhões de euros no final de 2019, mais 2% que no ano anterior. No entanto, os juros destes títulos têm afundado.

O custo da dívida emitida por Portugal no ano passado custou apenas 1,1%. Nunca o país tinha pago tão pouco para se financiar, segundo revelam os dados finais de 2019, de acordo com o boletim mensal da Agência de Gestão de Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP.

Os dados divulgados pela entidade liderada por Cristina Casalinho mostram que o custo médio da dívida emitida por Portugal situou-se em 1,1% entre janeiro e dezembro, o que corresponde a um novo mínimo histórico desde, pelo menos, 2010, quando começam os registos do IGCP.

O valor compara com a taxa de juro média de 1,8% registado em 2018 e com os máximos de 5,8% pedidos pelos investidores em 2011, no pico da crise financeira e no ano em que Portugal pediu o resgate à troika. Desde então que o custo da dívida pública tem vindo a cair.

As condições externas favoráveis dos mercados financeiros, especialmente os estímulos monetários do Banco Central Europeu (BCE), têm sido a principal razão apontada para Portugal pagar juros mais baixos nas emissões de Obrigações do Tesouro (OT) e persistentemente negativos nas colocações de Bilhetes do Tesouro (BT).

Quanto ao custo do stock da dívida (incluindo juros das novas emissões e dos títulos já existentes), ainda não são conhecidos os dados finais de 2019, mas em 2018 este situou-se em 2,8%. A redução das yields exigidas ao país para emitir nova dívida, a par dos reembolsos realizados de dívida emprestada pela troika (que tem juros mais elevados) deverá levar o juro médio do stock da dívida a afundar no total do ano passado.

O boletim divulgado esta sexta-feira indica ainda que o saldo da dívida direta do Estado ascendeu a 251.012 milhões de euros no final de dezembro, uma subida de cerca de 2% face aos 245.558 milhões registados no final do ano anterior. Destes, mais de 50 mil milhões de euros ainda são do empréstimo da troika.

Custo da dívida direta do Estado

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova dívida emitida por Portugal em 2019 custou apenas 1,1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião