Tancos: Juíz Carlos Alexandre enviou 100 perguntas a António Costa
O juiz encarregue pela instrução do processo do furto e recuperação das armas de Tancos aceitou que o primeiro-ministro responda por escrito.
Carlos Alexandre, juiz encarregue pelo processo de instrução do caso do roubo e recuperação das armas de Tancos aceitou que o primeiro-ministro, António Costa, possa depor por escrito. A notícia é avançada pela Renascença que cita um despacho onde constarão um total de 100 perguntas a colocar ao chefe do Executivo português.
Este despacho vem assim contrariar as notícias que davam conta de que Carlos Alexandre não abdicaria de ouvir o primeiro-ministro presencialmente, depois de este ter sido chamado pela defesa de Azeredo Lopes, para ser ouvido como testemunha do processo em que o ex-ministro da Defesa é arguido.
O molde escolhido para as respostas do primeiro-ministro vai também ao encontro do que o Conselho de Estado tinha autorizado.
Um dos advogados de defesa adiantou, esta segunda-feira, à agência Lusa que o primeiro-ministro tem agora um prazo de dez dias para responder às 100 perguntas formuladas pelo juiz, as quais poderão, posteriormente, suscitar pedidos de esclarecimento dos advogados e do Ministério Público.
A fase de instrução do processo de Tancos começou no passado dia 8 de janeiro, havendo 23 arguidos, sendo o ex-ministro Azeredo Lopes um deles. Em causa estão crimes de terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça, prevaricação, falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.
(Notícia atualizada às 15h51 com indicação do prazo que o primeiro-ministro terá para responder às questões)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Tancos: Juíz Carlos Alexandre enviou 100 perguntas a António Costa
{{ noCommentsLabel }}