Ordem dos Advogados recebeu três comunicações de branqueamento num só mês

  • ECO
  • 19 Fevereiro 2020

O novo bastonário da Ordem dos Advogados tomou posse a 14 de janeiro e já recebeu, desde então, três comunicações relativas a operações suspeitas. Ao longo de todo o ano de 2019 foram apenas cinco.

Por lei, os advogados estão obrigados a reportarem operações suspeitas de branqueamento de capitais. O novo bastonário da Ordem dos Advogados tomou posse a 14 de janeiro e já recebeu, desde então, três comunicações relativas a operações suspeitas. Os números foram revelados por Luís Menezes Leitão ao Jornal de Negócios (acesso pago) e comparam com apenas cinco recebidas ao longo de todo o ano de 2019 pelo antecessor, Guilherme Figueiredo.

As comunicações feitas no âmbito da lei de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo foram encaminhadas para a Procuradoria-Geral da República. Luís Meneses Leitão não encontra justificação para o aumento, dizendo apenas que “a lei está em vigor e é para cumprir”.

Em causa está a lei de branqueamento de capitais está em vigor desde setembro de 2017 e que resulta de uma transposição de uma diretiva comunitária que obriga os advogados a reportarem casos suspeitos. Contudo, nunca foi bem recebida pela generalidade dos advogados, por alegadamente colocar em causa o sigilo profissional e minar a relação de confiança com os clientes. O tema vai ainda voltar a ser discutido “até ao final de março” na Ordem dos Advogados através de um regulamento interno, garante o bastonário. A ideia passa por regular os procedimentos das comunicações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ordem dos Advogados recebeu três comunicações de branqueamento num só mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião