Dívida externa cai para 85,1%. Desde 2011 que não era tão baixa

A melhoria de desempenho reflete a melhoria da economia nos últimos anos. No entanto, em termos nominais houve um agravamento, com a subida da dívida.

Portugal fechou o ano passado com uma dívida externa líquida 179,8 mil milhões de euros. O montante subiu em termos nominais, mas caiu em percentagem do PIB, sendo que este é o valor mais baixo desde 2011, segundo revelam os dados publicados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal.

A dívida externa líquida de Portugal aumentou 300 milhões de euros entre o final de 2018 e o final de 2019. O indicador calcula-se através da posição de investimento internacional, excluindo instrumentos de capital, ouro em barra e derivados financeiros. Assim, o resultado mede a posição dos ativos e dos passivos portugueses face aos outros países.

Apesar de ter aumentado em termos absolutos, em percentagem do PIB, a dívida externa líquida reduziu-se em 4,4 pontos percentuais no mesmo período. Passou para 85,1%, dos anteriores 89,5%, sendo que uma melhoria de desempenho que reflete a melhoria da economia. Este é o valor mais baixo desde 2011, ano em que Portugal pediu assistência financeira à troika, de acordo com os dados do BdP.

“No final de 2019, a PII [posição de investimento internacional] de Portugal situou-se em -213,9 mil milhões de euros, o que traduz uma melhoria de aproximadamente 2,8 mil milhões de euros em relação ao final de 2018″, refere o relatório. “Para a variação da PII contribuíram as transações (+2,4 mil milhões de euros) e os outros ajustamentos (+1,9 mil milhões de euros) os quais foram parcialmente compensados pelas variações de preço (-1,4 mil milhões de euros)”.

Em percentagem do PIB, a posição de investimento internacional registou uma variação positiva de 5,1 pontos percentuais, passando para -101,2% no final de 2019, de -106,3% no final de 2018.

Dívida externa líquida e posição de investimento internacional

Fonte: Banco de Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida externa cai para 85,1%. Desde 2011 que não era tão baixa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião