📹 Nunca houve tanta azeitona para azeite. Produção atinge recorde

INE antecipa uma produção historicamente elevada de azeitona para azeite, de mais de 940 mil toneladas, a maior desde 1941.

Portugal prepara-se para atingir um recorde de produção de azeitona para azeite. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a campanha oleícola será “muito positiva”, isto ao mesmo tempo que a dos cereais vai cair para mínimos históricos.

“As previsões agrícolas, em 31 de janeiro, apontam para uma produção historicamente elevada de azeitona para azeite, de mais de 940 mil toneladas, a maior desde 1941. Os rendimentos em azeite também deverão aumentar, o que permite antever um balanço muito positivo para esta campanha oleícola”, refere o INE.

Com a colheita “praticamente concluída”, a produção de azeitona para azeite deverá registar um aumento de 30% face à campanha de 2018, tendo decorrido “de forma distinta” nas duas principais regiões produtoras: Alentejo e Trás-os-Montes.

Ao mesmo tempo que a azeitona para azeite brilha, no caso dos cereais de inverno, e numa altura em que as sementeiras estão “praticamente concluídas”, a produção deverá encolher. O INE estima, “pelo sétimo ano consecutivo, uma redução da área instalada de cereais de inverno, nomeadamente no trigo mole e aveia (-5%), no triticale e cevada (-10%) e no trigo duro (-15%)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

📹 Nunca houve tanta azeitona para azeite. Produção atinge recorde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião