Bruxelas teme que coronavírus leve ao encerramento de fronteiras na UE

Fontes da Comissão Europeia admitem que a hipótese de alguns países da UE encerrarem fronteiras é cada vez mais real. A Áustria é apontada como um dos Estados-membros capazes disso.

Não pára de aumentar o número de infetados e mortos com o coronavírus, sendo que o surto está a ganhar força na Europa, com destaque para Itália. Perante este cenário, a Comissão Europeia está a ficar preocupada quanto à possibilidade de haver o encerramento de fronteiras nos países da União Europeia, o que seria dramático, avança o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Passaram dez dias desde a última reunião dos ministros da Saúde em Bruxelas, em que se definiram controlos mais apertados em alguns aeroportos, mas nem isso travou a propagação do vírus. As preocupações aumentam dia após dia, principalmente depois da quarta morte confirmada em Itália. “Estamos a acompanhar de perto a situação em Itália”, disse a Comissária Europeia de Saúde, Stella Kyriakides.

Mas os receios são bastantes maiores. Embora o departamento de Kyriakides afirme que, até ao momento, nenhum país tomou medidas para controlar as fronteiras na União Europeia, a verdade é que fontes da Comissão Europeia admitem que essa hipótese está a ganhar terreno. “Receamos que, nos próximos dias, algum país possa pensar nisso”, disseram essas fontes, citadas pelo jornal espanhol.

E entre os primeiros países possíveis de avançar com uma medida assim está a Áustria, depois de o Governo austríaco ter negado — até investigação — a passagem de um comboio que tinha partido de Veneza com destino a Munique, após suspeitas de dois passageiros estarem infetados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas teme que coronavírus leve ao encerramento de fronteiras na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião