Luanda Leaks: Carlos Costa ouvido no Parlamento no dia 4 de março

Deputados da comissão de Orçamento e Finanças aprovaram a audição do governador do Banco de Portugal no próximo dia 4 de março.

O governador do Banco de Portugal vai ser ouvido no Parlamento, por causa do caso Luanda Leaks, na próxima semana. A audiência de Carlos Costa na Comissão de Orçamento e Finanças está agendada para o próximo dia 4 de março.

Esta audição decorre de um requerimento feito pelo Bloco de Esquerda, que considerou ser “imperativo que o Banco de Portugal esclareça o acompanhamento que estará a fazer às atividades financeiras relacionadas com Isabel dos Santos em Portugal”. Os bloquistas querem “apuramento de todas as responsabilidades nas falhas no sistema de prevenção do branqueamento de capitais do EuroBic”.

Segundo a investigação do consórcio internacional de jornalistas, Isabel dos Santos terá transferido mais de 100 milhões de dólares de contas da Sonangol no EuroBic para uma offshore no Dubai.

Na sequência da polémica, a empresária colocou a sua posição de 42,5% do banco à venda. O Abanca está agora a realizar uma due diligence para fechar a aquisição do EuroBic que se espera que venha a acontecer nas próximas semanas.

Carlos Costa também deverá ser chamado ao Parlamento por causa do tema do cartel da banca e das comissões bancárias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Luanda Leaks: Carlos Costa ouvido no Parlamento no dia 4 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião