Qual é a aplicação de mensagens mais segura? Bruxelas escolhe o Signal
Para a Comissão Europeia, a melhor aplicação de mensagens instantâneas não é o WhatsApp: é, sim, o Signal. Recomendação foi feita aos trabalhadores.
Preste atenção à pergunta: qual é a aplicação de troca de mensagens mais segura da internet? Se perguntar à Comissão Europeia, a resposta não vai ser o WhatsApp. Bruxelas recomendou aos trabalhadores que optem por usar o Signal, em detrimento de outros aplicativos, segundo revelou o Politico.
De acordo com o jornal, a Comissão Europeia deu instruções ao staff para optar pela plataforma Signal na troca de mensagens, considerando-a mais segura: “O Signal foi selecionado como a aplicação de mensagens instantâneas mais recomendada”, instruiu Bruxelas, numa mensagem interna.
O WhatsApp é, de longe, a app de mensagens mais usadas do mundo: o serviço do Facebook já tem mais de dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo. O Signal é menos conhecido e, tal como o WhatsApp, oferece encriptação das mensagens, o que significa que as mesmas só podem ser lidas pelas duas partes envolvidas numa conversa. Porém, é de código aberto, ao contrário da ferramenta do Facebook, que é uma plataforma fechada.
Como explica o Politico, o Signal — disponível para iOS e Android — foi desenvolvido em 2013 por ativistas a favor da privacidade digital. Atualmente, a aplicação é suportada por uma organização sem fins lucrativos que é apoiada por um dos antigos fundadores do WhatsApp, Brian Acton. Acton deixou o Facebook em 2017, em rutura com a gestão liderada por Mark Zuckerberg.
Apesar de tanto o WhatsApp como o Signal oferecerem encriptação das mensagens, isso não é uma garantia de que as mesmas não podem ser lidas por terceiros. Se alguém mal-intencionado tiver acesso ao seu telemóvel remotamente ou fisicamente, pode abrir a aplicação e ter acesso às mensagens. Mas significa, sim, que o conteúdo das mesmas não pode ser intercetado na internet.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Qual é a aplicação de mensagens mais segura? Bruxelas escolhe o Signal
{{ noCommentsLabel }}