Desemprego arranca 2020 a subir. Taxa foi de 6,9% em janeiro

A taxa de desemprego arrancou o ano a subir, ficando nos 6,9% em janeiro, uma percentagem superior à observada em dezembro.

A taxa de desemprego em Portugal subiu para os 6,9% em janeiro, depois de se ter fixado nos 6,6% no mesmo mês do ano passado, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Em dezembro do ano passado, o INE confirma que este indicador se fixou nos 6,7%, tendo subido no arranque de 2020.

Em janeiro deste ano, estima-se que havia 358,6 mil pessoas desempregadas, um aumento de 2,6% face a dezembro, refere o INE. Comparando com janeiro do ano passado, este número representa uma subida de 5,4%. Já em termos de pessoas empregadas, estimam-se que havia 4,86 milhões, uma subida de 0,2% face a dezembro.

Há uma subida no desemprego face ao último mês do ano passado. Inicialmente INE estimava que a taxa de desemprego se tinha fixado nos 6,9%, mas essa percentagem acabou por ser inferior: afinal foi de 6,7%. Este valor foi igual ao observado em novembro e superior em 0,2 pontos percentuais face aos três meses anteriores. Comparando com dezembro de 2018, subiu 0,1 pontos percentuais.

Nos últimos três meses do ano passado, a taxa de desemprego corrigida da sazonalidade já estava a subir. “A taxa de desemprego no quarto trimestre fixou-se no 6,7%, “superior em 0,6 pontos percentuais à do trimestre anterior e igual à do trimestre homólogo de 2018”, revelou o INE no início deste mês.

No acumulado do ano passado, a taxa de desemprego em Portugal ficou nos 6,5%. Tratou-se de uma diminuição de 0,5 pontos percentuais face à taxa de 7% do ano anterior. Apesar da melhoria, o Governo falhou a sua meta que apontava para uma baixa do desemprego para 6,4% em 2019. Para este ano, o Executivo estima que a taxa fique nos 6,1%.

(Notícia atualizada às 11h19 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego arranca 2020 a subir. Taxa foi de 6,9% em janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião