Centeno diz que coronavírus é “choque temporário” na economia do euro

  • ECO
  • 28 Fevereiro 2020

Presidente do Eurogrupo afirmou, em entrevista à Reuters, que o ministros das Finanças da moeda única estão prontos a agir caso o surto tenha mais efeitos.

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, reconhece que o coronavírus é um risco negativo para a economia, mas considera que se trata de um “choque temporário” para a economia da Zona Euro. Em entrevista à Reuters, Centeno diz que a economia é resiliente e tem meios para reagir. Ainda assim, o grupo está pronto a agir em caso de necessidade.

“Estamos prontos para agir se se tornar um evento menos temporário”, disse Centeno, em entrevista à Reuters. O ministro das Finanças português explicou que está em contacto com os pares dos outros países da Zona Euro e que estão a avaliar a situação permanentemente, sendo que a principal preocupação a médio prazo é Itália. A reação poderá acontecer na forma de “medidas sectoriais”, por exemplo, se o setor do turismo for afetado nas férias da Páscoa.

Detetado em dezembro na China, o coronavírus provocou pelo menos 2.858 mortos e infetou mais de 83 mil pessoas em mais de 50 países. Apesar de a Ásia continuar com a região mais afetada, o vírus chegou, há menos de uma semana, à Europa, África e América. Das pessoas infetadas, mais de 36 mil recuperaram. A rápida disseminação do vírus está a gerar receios sobre o eventual fecho de fronteiras, limitação de deslocações e quarentenas.

Enquanto não se sabe o impacto económico, as preocupações estão já a refletir-se nos mercados financeiros, que vivem a pior semana desde outubro de 2008. Centeno diz que “infelizmente” os mercados financeiros estão a ser muito afetados pelo coronavírus, “mais do que poderíamos esperar”, mas sublinhou que as correções “acontecem” e “podem ser revertidas” pelo que recomenda uma abordagem “conservadora” às quedas nas bolsas.

(Notícia atualizada às 13h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno diz que coronavírus é “choque temporário” na economia do euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião