5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

  • Leonor Rodrigues
  • 23 Dezembro 2016

O INE divulga as contas do terceiro trimestre por setor institucional e os dados relativos à execução orçamental de novembro. Além disso, vai ser ainda conhecido o inquérito à avaliação bancária.

Esta sexta-feira vamos saber como evoluiu o défice orçamental em novembro. O INE vai ainda divulgar os dados relativos à evolução da avaliação bancária para efeitos de concessão de créditos à habitação. Lá fora, os investidores continuam nervosos com a situação bancária em Itália e o GfK revela as previsões sobre a confiança dos consumidores alemães.

Défice continuou a diminuir em novembro?

O Instituto Nacional de Estatística revela, esta sexta-feira de manhã, as contas do terceiro trimestre de 2016 por setor institucional. Os dados vão permitir, entre outros indicadores, a necessidade de financiamento das instituições públicas. Horas mais tarde, às 16h, o mesmo instituto divulga os dados da execução orçamental do mês passado. Recorde-se que, em outubro, o défice orçamental melhorou 357 milhões de euros, o que significou um maior crescimento da receita do que da despesa. Vamos ver como foi em novembro.

E o preço das casas?

Também vamos saber hoje. O INE vai divulgar as estatísticas relativamente à avaliação bancária para efeitos de concessão de crédito à habitação. A recuperação do mercado imobiliário e uma maior abertura por parte das instituições bancárias para disponibilizar empréstimos para aquisição de casas têm-se refletido numa tendência de subida da avaliação bancária.

Itália na mira dos investidores

Nos últimos dias, a banca italiana tem estado em destaque. Depois de o Monte dei Paschi ter anunciado que não conseguiu atrair investimento de cinco mil milhões de euros, a operação de recapitalização caiu por terra e o banco mais antigo do mundo fechou a sessão de quinta-feira a desvalorizar mais de 6%. O próximo passo deverá mesmo ser um resgate por parte do Estado italiano.

 

Como está a confiança dos consumidores alemães?

Esta sexta-feira o GfK vai divulgar a previsão relativa à confiança dos consumidores na Alemanha para o primeiro mês de 2017. A previsão do grupo de research de mercado alemão para dezembro era de 9,8 pontos e para novembro de 9,7. Para janeiro, os analistas da Bloomberg estimam que o índice de confiança dos consumidores continue a recuperar (9,9 pontos). Os alemães estão cada vez mais otimistas e isso quer dizer que o consumo pode efetivamente aumentar.

O Natal chega mais cedo aos mercados

Os mercados começam esta sexta-feira a preparar-se para o Natal. Nos EUA, o mercado de obrigações vai fechar mais cedo, às 14h (19h em Portugal). À exceção de Londres, que encerra às 12h30, os restantes mercados acionistas fecham à hora habitual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião