Paschi abandona plano de recapitalização. Resgate à porta

  • Rita Atalaia
  • 22 Dezembro 2016

A operação de recapitalização do Monte dei Paschi caiu por terra. O banco mais antigo do mundo já disse que não conseguiu angariar 5 mil milhões junto dos investidores. Consequências? Um resgate.

O Banca Monte dei Paschi di Siena deixou cair o plano de recapitalização. O banco mais antigo do mundo já tinha dito que não conseguiu atrair o interesse de investidores de referência numa euros numa venda de ações, com o objetivo de reforçar capitais. Próximo passo? Um possível resgate por parte do Estado.

O Monte dei Paschi não conseguiu atrair procura suficiente junto dos investidores numa venda de ações, que terminou esta quinta-feira, disse o banco num comunicado enviado após o fecho do mercado e citado pela Bloomberg. A entidade disse que, por isso, decidiu abandonar o plano de recapitalização, incluindo a troca de dívida por ações, sem querer dar mais detalhes sobre os próximos passos.

Mas parece haver apenas uma saída: a entrada do Estado no banco italiano. O facto de não ter conseguido se recapitalizar forçará o banco a procurar ajuda estatal. Se for o caso, será a maior nacionalização de um banco italiano em décadas, de acordo com fontes próximas do assunto.

O Governo de Itália deve reunir-se já esta noite para aprovar um decreto que vai incluir medidas para cobrir quaisquer fundos em falta na recapitalização do Monte dei Paschi, disse um responsável de relevo, que pediu para não ser identificado.

O recurso a fundos estatais deve prejudicar os obrigacionistas do banco em dificuldades. Podem vir a perder todos os seus investimentos, segundo as regras europeias sobre resgates bancários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paschi abandona plano de recapitalização. Resgate à porta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião