Depois da Fed, banco central do Canadá corta taxa de juro pela primeira vez desde 2015

  • Lusa
  • 4 Março 2020

Apesar da economia do Canadá evoluir favoravelmente, "o vírus Covid-19 constitui um substancial choque negativo para as perspetivas canadianas e mundiais", considera o banco central.

O Banco do Canadá anunciou esta quarta-feira uma descida de 50 pontos base na taxa de juro diretora, justificando a medida com o “substancial choque negativo” do novo coronavírus nas perspetivas económicas canadianas e mundiais. Desde 2015, esta é a primeira descida da taxa de juro do banco central canadiano, que passa de 1,75% para 1,25%.

Na terça-feira, o banco central norte-americano anunciou uma descida surpresa também de 50 pontos base na taxa dos fundos federais, para impulsionar a economia, numa altura em que aumentam em todo o mundo os casos de infetados com coronavírus.

Apesar da economia do Canadá evoluir favoravelmente e de a inflação estar próximo da meta fixada, “o vírus Covid-19 constitui um substancial choque negativo para as perspetivas canadianas e mundiais e as autoridades monetárias e orçamentais reagem“, indicou o banco central em comunicado.

O Banco do Canadá tem deixado a sua principal taxa de juro inalterada desde outubro de 2018, tendo o país uma inflação estável de cerca de 2% e estando perto de uma situação de pleno emprego. O último corte da taxa diretora ocorreu em julho de 2015 (25 pontos base) e a última descida de 50 pontos base remonta a 2009.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Fed, banco central do Canadá corta taxa de juro pela primeira vez desde 2015

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião