Arábia Saudita vai injetar 5,3 mil milhões de dólares no sistema bancário nacional

  • Ana Luísa Alves
  • 26 Setembro 2016

Apesar da crise que o país atravessa, a Arábia Saudita vai injectar 5,3 mil milhões de dólares no sistema bancário nacional.

A Arábia Saudita vai injetar 5,3 mil milhões de dólares no sistema bancário, numa altura em que o país atravessa uma crise por causa da queda nos preços do petróleo. O banco central saudita intensificou os esforços para apoiar os credores do país.

A Agência Monetária da Arábia Saudita, com é conhecido o banco central do país, disse à Bloomberg ter decidido dar aos bancos cerca de 20 mil milhões de riyals (perto de 4,8 mil milhões de euros) sob a forma de depósitos a prazo. A Agência também disse que vai introduzir acordos para comprar títulos de dívida a curto prazo, como parte da política monetária de apoio.

A queda nos preços do petróleo nos últimos dois anos, que comprometeu a principal fonte de receita do Governo saudita, obrigou o Executivo a baixar os depósitos que tinha nos bancos, afetando a liquidez do sistema. Esta situação fez com que, nos últimos três meses, a taxa a que os bancos Sauditas emprestam dinheiro subisse para os níveis mais altos desde 2009.

A injeção de capital no sistema bancário nacional é “o próximo passo na história que temos vindo a ouvir desde o início do ano sobre o aperto de liquidez entre os bancos sauditas”, disse à Bloomberg Murad Ansari, analista do banco de investimentos EFG-Hermes.

Este anúncio surge na altura em que o maior exportador de petróleo se prepara para vender as suas ações internacionais para financiar um défice orçamental que o FMI espera que alcance os 13% do PIB.

Editado por Mónica Silvares

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita vai injetar 5,3 mil milhões de dólares no sistema bancário nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião