PSA fecha fábrica de Mangualde por causa do Covid-19. Encerra a 18 de março

Fabricante de automóveis decidiu fechar as portas de todas as suas unidades de produção na Europa, começando por Espanha e França, tendo decretado o encerramento da fábrica portuguesa a 18 de março.

A PSA de Mangualde vai fechar por causa do coronavírus. A fabricante de automóveis francesa decidiu fechar as portas de todas as suas unidades de produção na Europa, começando por Espanha e França, tendo decretado o encerramento da fábrica portuguesa a 18 de março. A reabertura está prevista para dia 27.

“Devido à aceleração, constatada nos últimos dias, do número de casos graves de Covid-19 na proximidade de alguns centros de produção e das interrupções nos fornecimentos dos grandes fornecedores”, Carlos Tavares, presidente da PSA decidiu “dar início ao fecho das instalações de produção de veículos, até ao dia 27 de março”.

O encerramento das unidades vai começar por Espanha e França. Esta segunda-feira, 16 de março, encerram as unidades de Madrid (Espanha) e Mulhouse (França), seguindo-se, a 17 de março, Poissy, Rennes, Sochaux (França), Saragoça (Espanha), Eisenach, Rüsselsheim (Alemanha), Ellesmere Port (Reino Unido), Gliwice (Polónia).

No dia 18, fecha a PSA de Mangualde, juntamente com as fábricas de Hordain (França) e Vigo (Espanha), sendo concluído o plano de encerramento de fábricas a 19 de março com o fecho das unidades de Luton (Reino Unido) e Trnava (Eslováquia).

A decisão da PSA, fabricante dos Peugeot e Citröen, é bem mais vigorosa do que a adotada pela Autoeuropa, em Palmela. A unidade de produção da VW em Portugal decidiu acabar com dois turnos, reduzindo a produção, nomeadamente dos T-Roc.

A PSA explica que serão as equipas de gestão das fábricas a “implementar, localmente, as modalidades de encerramento das mesmas, e que serão efetuadas em coordenação com os parceiros sociais”. “O encerramento dos centros de produção de órgãos mecânicos será ajustado em conformidade”, explica.

A fabricante francesa lembra que, “até essa data, o cumprimento das medidas de proteção, indo além das recomendações das autoridades sanitárias nestes locais de produção, é a melhor proteção para evitar a propagação do vírus”.

(Notícia atualizada às 14h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSA fecha fábrica de Mangualde por causa do Covid-19. Encerra a 18 de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião