Lalanda e Castro está em Portugal e já se disponibilizou às autoridades

  • Lusa
  • 24 Dezembro 2016

O ex-administrador da farmacêutica Octapharma chegou na tarde de sexta-feira a Lisboa e está disponível para depor no âmbito da Operação "O Negativo".

O ex-administrador da farmacêutica Octapharma Paulo Lalanda e Castro chegou hoje à tarde a Lisboa e disponibilizou-se às autoridades para depor este sábado, no âmbito da ‘Operação O Negativo’, referiu, em comunicado, o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes.

“Hoje, dia 23 de dezembro, Paulo Lalanda e Castro veio para Portugal, tendo viajado num avião que aterrou pelas 17:00 no aeródromo de Tires”, disse Ricardo Sá Fernandes.

No comunicado, o advogado refere também que Paulo Lalanda e Castro “disponibilizou-se às autoridades para depor já amanhã [sábado] ou em qualquer outra data que venha a ser marcada”.

“Paulo Lalanda e Castro, que ser ouvido no processo da denominada ‘Operação O Negativo’, tal como por si já diversas vezes requerido, de forma a poder esclarecer cabalmente todas as questões que as autoridades judiciárias portuguesas que querem ver esclarecidas”, acrescenta no comunicado.

Paulo Lalanda e Castro chegou a ser detido na Alemanha no âmbito de um mandado de detenção europeu, mas um juiz alemão ordenou a sua libertação por ter considerado injustificado o pedido.

O juiz alemão considerou que não se justificava o mandado de detenção europeu (MDE) de Lalanda e Castro, porque este, que é arguido em outros processos em Portugal, “sempre esteve contactável, não sendo preciso a sua detenção para ser ouvido em Lisboa”, explicou Ricardo Sá Fernandes.

Lalanda e Castro é arguido nos processos ‘Operação Marquês’ e ‘Vistos Gold’.

No inquérito da ‘Operação O Negativo’, dirigido pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, investigam-se suspeitas de que Lalanda e Castro e Luís Cunha Ribeiro – ex-presidente do INEM -, que estava ligado a procedimentos concursais públicos na área da saúde, terão acordado entre si que este último utilizaria as suas funções e influência para beneficiar indevidamente a Octapharma.

Em causa estão factos suscetíveis de se enquadrarem na prática de crimes de corrupção ativa e passiva, recebimento indevido de vantagem e branqueamento de capitais.

No âmbito deste processo, foram igualmente constituídos arguidos um representante da Associação Portuguesa de Hemofilia e dois advogados, um deles Farinha Alves.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lalanda e Castro está em Portugal e já se disponibilizou às autoridades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião