Ex-administrador da Octapharma detido na Alemanha

  • Lusa e ECO
  • 15 Dezembro 2016

Paulo Lalanda e Castro demitiu-se esta quarta-feira da farmacêutica. Estará a ser presente às autoridades alemãs.

A Polícia Judiciária deteve Paulo Lalanda e Castro, antigo presidente da Octapharma, em colaboração com as autoridades alemãs, no âmbito da operação que investiga o negócio do plasma. O nome foi avançado pelo jornal Público, sendo que a nota escrita enviada pela PJ menciona apenas que o detido “é um ex-administrador de uma empresa farmacêutica”.

Lalanda e Castro está a ser presente às autoridades judiciais da Alemanha, a fim de que seja validada a sua detenção e decidida a sua entrega às autoridades portuguesas. Em causa estão crimes de corrupção ativa e passiva e crimes conexos, relacionados com negócios com o plasma, que terão lesado o Estado em cerca de 100 milhões de euros.

No âmbito desta investigação, operação a que foi dada o nome de “O negativo”, foi detido na terça-feira o ex-presidente da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) Cunha Ribeiro.

Segundo a Procuradoria-geral da República, “no inquérito investigam-se suspeitas de obtenção, por parte de uma empresa de produtos farmacêuticos, de uma posição de monopólio no fornecimento de plasma humano inativado e de uma posição de domínio no fornecimento de hemoderivados a diversas instituições e serviços que integram o Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Além de Cunha Ribeiro e de um representante da Associação Portuguesa de Hemofilia, foram igualmente constituídos arguidos neste caso dois advogados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-administrador da Octapharma detido na Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião