5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

É dia de estatísticas: o Banco de Portugal faz um retrato do sistema bancário português, enquanto a SIBS divulga os dados relativos às operações feitas na rede Multibanco na semana do Natal.

As bolsas europeias voltam a negociar, depois de um dia de pausa e numa semana de pouca agitação para os mercados financeiros. Hoje, o dia é de estatísticas: por cá, o Banco de Portugal faz um retrato do sistema bancário português e divulga os dados dos empréstimos concedidos em novembro. Lá fora, o Japão divulga novos dados económicos.

Bolsas regressam do Natal

Depois da pausa para o Natal, as bolsas europeias regressam hoje para a última semana de negociações de 2016. Num ano que ficou marcado por vários eventos traumáticos para os mercados financeiros, do Brexit às eleições norte-americanas, o Stoxx 600 prepara-se para fechar praticamente igual ao final do ano passado. Nos últimos dias, tem andado próximo da casa dos 360 pontos, o mesmo valor do final de 2015. Para o próximo ano há mais: mais eleições na Europa, mais dinheiro barato e mais expectativa em torno do que vai, afinal, fazer Trump.

Como vai a banca nacional?

Esta manhã, o Banco de Portugal volta a divulgar a informação trimestral sobre a evolução do sistema bancária português, com base em indicadores como a qualidade dos ativos, liquidez e financiamento, rendibilidade ou solvabilidade. O banco central vai ainda revelar os mais recentes dados sobre os empréstimos concedidos pelo setor financeiro, relativos a novembro. Nos últimos meses, a concessão de crédito tem estado em máximos.

Portugueses encheram o sapatinho?

É mais uma barómetro da disponibilidade financeira das famílias: a SIBS, empresa que gere a rede Multibanco, divulga hoje os dados relativos às operações efetuadas nas caixas automáticas e nos terminais de pagamento, no período de 19 a 25 de dezembro. Os dados dão uma ajuda para perceber se os portugueses estiveram mais disponíveis para gastar neste Natal. As expectativas apontavam para que se gastasse mais este ano do que em 2015.

Economia japonesa presta contas

Pouco mais de um mês depois de o Japão ter surpreendido os mercados financeiros quando decidiu avançar com um programa de compras ilimitadas de obrigações soberanas, a economia japonesa vem agora prestar contas. Esta terça-feira, as autoridades japonesas divulgam dados relativos à evolução da construção, produção industrial e vendas no retalho.

Banca italiana debaixo de fogo

A banca italiana tem estado sob pressão, mais ainda do que o restante sistema financeiro da Europa. Nos últimos dias, e depois de o Governo italiano ter aprovado o pacote de 20 mil milhões para ajudar a banca do país, a bolsa de Milão até conseguiu recuperar. Agora, resta saber como vão os bancos italianos reagir na última semana do ano, depois dos receios e avisos que têm sido deixados. O Bundesbank já deixou claro que tem dúvidas quanto à viabilidade do Monte dei Paschi e diz que é preciso “cautela” no resgate ao banco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião