Ações do Benfica suspensas. CMVM chumbou a OPA

Supervisor dos mercados suspendeu a negociação enquanto espera mais informações, porque considera que há um financiamento da SAD ao clube para lançar a OPA.

As ações do Sport Lisboa e Benfica SAD foram suspensas na bolsa de Lisboa. A decisão foi anunciada esta segunda-feira pelo Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) numa altura de forte incerteza sobre o futuro da oferta pública de aquisição (OPA) lançada pelo clube ao capital da SAD.

Segundo noticia a TVI (acesso livre), e que o ECO também já confirmou, a CMVM notificou o clube às 12h51 desta segunda-feira que chumbou a operação por considerar que a oferta do clube seria, na prática, financiada pela própria SAD alvo da OPA e isso teria de ser anunciado ao mercado e aos investidores. O clube ainda pode reformular a operação, tem dez dias para responder, e a CMVM espera agora novas informações.

“O Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214º e da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º do Código dos Valores Mobiliários a suspensão da negociação das ações da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, aguardando a divulgação de informação relevante ao mercado“, comunicou o supervisor ao mercado.

Antes da suspensão, as ações do Benfica afundavam 8,47% na bolsa de Lisboa para 2,70 euros. Este valor fica até abaixo dos 2,76 euros a que negociavam os títulos antes do lançamento da oferta pública de aquisição (OPA), em novembro.

Na altura, o clube anunciou querer ficar com praticamente a totalidade do capital da SAD, oferecendo 5,00 euros por cada ação que não detém. A operação, que era justificada com o objetivo de evitar uma intervenção indesejada de um acionista minoritário, continuava até agora em aberto e sem ter recebido a aprovação da CMVM.

Ao longo dos últimos meses, o supervisor questionou o Benfica sobre aspetos concretos da oferta, nomeadamente eventuais conflitos de interesses por causa das relações empresariais entre José António dos Santos (o maior acionista individual do Benfica) e o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, e as respostas não terão sido consideradas suficientemente claras.

Vieira garante que o clube da Luz tem efetuado um “cumprimento rigoroso da lei” e colaborado com as autoridades. No entanto, o impasse mantém-se e a decisão de suspender agora as ações poderá indicar que a OPA estará mesmo à beira do fim.

O Jornal Económico (acesso livre) noticiou, na sexta-feira passada, que o clube estaria já a ponderar retirar a OPA devido a alterações imprevisíveis e substanciais das circunstâncias associadas aos efeitos do coronavírus nos mercados financeiros.

(Notícia atualizada às 11h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ações do Benfica suspensas. CMVM chumbou a OPA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião