Alemanha tem 750 mil milhões de euros para travar efeitos da pandemia

No quadro de um orçamento suplementar, o governo alemão irá financiar-se em 156 milhões de euros para suportar gastos sociais adicionais e avançar com ajuda direta às empresas.

A Alemanha aprovou, esta segunda-feira, um pacote de medidas sem precedentes com vista a servir de almofada para os efeitos económicos negativos resultantes da pandemia do novo coronavírus. Medidas têm um valor global de 750 mil milhões de euros, incluindo emissão de nova dívida.

No quadro de um orçamento suplementar, o governo alemão irá financiar-se em 156 milhões de euros para suportar gastos sociais adicionais e avançar com ajuda direta às empresas, segundo explica a Bloomberg.

Este orçamento suplementar supõe a suspensão temporária do “travão da dívida” da Constituição, porque o Estado alemão prevê assim endividar-se este ano pela primeira vez nos últimos cinco exercícios para apoiar a economia na sequência da crise provocada pela propagação do Covid-19.

No âmbito das medidas anunciadas esta segunda-feira, a Alemanha também concordou em criar um fundo de resgate de 600 mil milhões de euros para conceder empréstimos e garantias às empresas atingidas pelo vírus, além de disponibilizar-se a adquirir participações em empresas atingidas. O fundo consiste em 400 mil milhões de euros em garantias, 100 mil milhões de euros para socorrer empresas e 100 mil milhões de euros em empréstimos garantidos pelo Estado.

O ministro da economia alemão, Peter Altmaier afirmou em conferência de imprensa que o governo fez o correto ao “usar a bazuca”. Em causa está a ameaça de uma contração da maior economia europeia de cerca de 5% este ano, segundo o ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha tem 750 mil milhões de euros para travar efeitos da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião