Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 27 Dezembro 2016

Defensores do Brexit mostram poupança de 450 milhões semanais com saída da UE, a China vai taxar pesadamente as empresas poluidoras, e outras quatro notícias que marcam a atualidade mundial.

Obama diz que teria derrotado Trump, e o presidente eleito discorda no Twitter. A China aperta (finalmente) a garganta às empresas mais poluentes com a ameaça de multas tão rígidas que poderão levar algumas à falência. Um relatório baseado nas gravações do cockpit mostrou que o avião que levava a Chapecoense caiu por erro humano. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial esta terça-feira.

CNN

Obama “confiante” de que teria derrotado Trump

Se se tivesse candidatado para um terceiro mandato, teria vencido, garantiu Barack Obama numa entrevista publicada pela CNN em que o ainda presidente dos EUA criticou pesadamente a estratégia do seu partido. Donald Trump reagiu poucas horas depois, no seu meio de eleição, o Twitter, dizendo: “Nem pensar!”, e dando razões: “os empregos a saírem do país, o Estado Islâmico, o Obamacare, etc”. Leia a entrevista completa na CNN. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The Wall Street Journal

Petrolíferas europeias viram-se para a energia eólica

A Shell vai construir, para o governo holandês, o maior projeto de produção de energia eólica no mar, e a norueguesa Statoil já está a trabalhar na sua terceira plataforma para esse efeito, no Báltico. E não são as únicas, com a petrolífera dinamarquesa Dong Energy AS a apostar igualmente nesta área. “O projeto de energia eólica em alto mar é competitivo com qualquer outra fonte de energia”, disse uma dirigente da Shell. Leia a reportagem completa no Wall Street Journal. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

The Guardian

Brexit “limpo” poderia “poupar 528 milhões por semana”

Sair do mercado único e da união aduaneira — um “Brexit limpo” — poderia significar uma poupança semanal de 450 milhões de libras (528 milhões de euros), segundo um relatório de um grupo pró-Brexit que inclui Michael Gove. O grupo defende que a estimativa é “muito conservadora”, mas muitos políticos britânicos defendem que o Reino Unido deveria ficar no mercado único de forma a evitar os piores efeitos económicos da saída da UE. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Le Monde

Desemprego desce em França pelo terceiro mês consecutivo

É o terceiro mês consecutivo que o desemprego diminui em França — inédito desde 2008. Após ter atingido um pico em fevereiro de 2016, o número de desempregados caiu, até novembro, em 144 mil pessoas. “Voltou uma confiança, é uma satisfação”, congratulou-se o Presidente François Hollande, perante os resultados. A tendência é particularmente favorável para os menores de 25 anos. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)

South China Morning Post

China vai taxar pesadamente as empresas poluentes

Uma nova lei de proteção ambiental promete abalar o setor industrial chinês, com pesadas multas para as empresas poluentes. A partir de janeiro de 2018, as fábricas, centrais elétricas e outras empresas emissoras de poluição vão ter de cumprir critérios rígidos ou arriscar falência com o valor alto das multas. Alguns analistas afirmam que, apesar de serem tão pesadas que poderão acabar com algumas empresas, as multas podem não ser suficientes para compensar os custos da poluição. Leia a notícia completa no South China Morning Post. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Estadão

Avião da Chapecoense caiu por erro humano

As gravações do cockpit do avião que se despenhou a 29 de novembro na Colômbia, que transportava a equipa brasileira de futebol Chapecoense assim como jornalistas desportivos, permitiam concluir que o avião viajava com excesso de peso e combustível a menos. “Eles estavam conscientes da limitação do combustível. Sabiam que não era suficiente”, lê-se no relatório. Leia a notícia completa no Estadão. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião