Números do coronavírus “têm adesão à realidade”. “Não há aqui nenhum equívoco”, diz Marcelo

O Presidente da República quis tranquilizar os portugueses e assegurou que os números que têm sido divulgados do coronavírus correspondem à realidade.

Muitas dúvidas se têm levantado relativamente aos números que as autoridades de saúde nacionais têm divulgado sobre os casos de coronavírus. Há quem acredite que a realidade é bastante mais preocupante. Contudo, o Presidente da República quis tranquilizar os portugueses e assegurou que os números que têm sido adiantados refletem a realidade.

“Preocupados estamos todos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa numa conferência de imprensa, depois de ter estado cerca de três horas numa sessão com apresentações técnicas sobre o coronavírus, juntamente com órgãos do Governo e líderes partidários com representação parlamentar. “Os números têm adesão à realidade. Não há aqui nenhum equívoco de números”, afirmou, em declarações transmitidas pela RTP3.

Explicando que a opção das autoridades de saúde nacionais foi “testar [apenas] aqueles que apresentavam sintomas”, o Presidente sublinhou que “o número de casos positivos é, efetivamente, o número de testados positivos”, assim como os restantes números, desde internados, a internados nos cuidados intensivos e óbitos.

“Saio [desta sessão] menos preocupado porque estamos mais unidos”, disse, adiantando que “vai haver mais informação por parte dos especialistas”. “Estou menos preocupado porque vamos ter mais dados que nos permitem ir ajustando o tal momento em que entramos em estabilidade e descida”, notou.

Marcelo Rebelo de Sousa revelou que, a partir de agora, estas sessões técnicas acontecerão com uma “periodicidade razoável”. “Provavelmente teremos dentro de duas semanas, no final do mês, uma nova reunião para uma nova avaliação. A 2 de abril cessa a vigência do estado de emergência e coloca-se a questão da sua renovação. Depois haverá outras decisões que justificam esta periodicidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Números do coronavírus “têm adesão à realidade”. “Não há aqui nenhum equívoco”, diz Marcelo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião