Banca sem dividendos? Presidente da EBF pede aos outros bancos para direcionarem lucros para a economia

Jean Pierre Mustier, CEO do UniCredit e presidente da Federação Europeia de Bancos, pretende que banca cancele dividendos para aplicar o capital no apoio às famílias e empresas afetadas pela crise.

A sugestão partiu do CEO do UniCredit, Jean Pierre Mustier, enquanto presidente da Federação Bancária Europeia (EBF na sigla inglesa), e foi dirigida aos outros bancos da região: não paguem dividendos este ano e conservem o capital para fazer face à crise provocada pelo surto do coronavírus.

Aquela associação está a tentar obter um consenso entre os seus membros para que não remunerem os seus acionistas. Ao invés, Mustier pediu aos bancos que fiquem com o capital para poderem acudir os seus clientes, famílias e empresas, que atravessam agora maiores dificuldades por causa do travão da economia devido à propagação do novo vírus na região.

Mustier enviou uma carta aos bancos pedindo uma opinião sobre esta sugestão, segundo adianta a Bloomberg. O objetivo é que o setor ajude a manter a economia em funcionamento.

A Federação Bancária Europeia é a associação que representa o setor bancário no Velho Continente.

Para responder ao impacto económico do Covid-19, vários países estão a avançar com planos para permitir que famílias e empresas possam beneficiar de moratórias de crédito durante alguns meses. O Banco Central Europeu (BCE) também aliviou algumas regras relativas ao cumprimento dos rácios de capital, para permitir que os bancos possam libertar mais dinheiro à economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca sem dividendos? Presidente da EBF pede aos outros bancos para direcionarem lucros para a economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião