Covid-19: Economia alemã contrai até 5,4% em 2020 no pior cenário

  • Lusa
  • 30 Março 2020

No pior cenário, a economia alemã poderá contrair até 5,4% em 2020, revela um relatório realizado pelo pelo conselho de assessores do Governo alemão.

A economia alemã poderá contrair-se este ano até 5,4% no pior cenário que avalia os impactos da pandemia da covid-19, apresentado pelo conselho de assessores do Governo, num relatório extraordinário divulgado esta segunda-feira.

Segundo o relatório do grupo designado “Cinco Sábios”, neste cenário registar-se-ia uma contração abrupta da economia alemã em forma de “V” este ano e uma recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,9% no próximo exercício, um crescimento que não compensaria a perda de 2020.

Este cenário, um dos três apresentados por este respeitado organismo de especialistas, prevê sete semanas de confinamento da vida pública e cinco de recuperação.

Um segundo cenário do conselho de assessores prevê uma recessão em forma de “U”, algo abrupta mas quase da mesma profundidade, com uma contração económica de 4,5% este ano e uma recuperação débil de 1,1% do PIB em 2021.

O terceiro cenário, também forma de “V”, prevê uma contração e recuperação rápidas, mas menos abruptas do que no primeiro caso. Neste cenário a contração em 2020 seria de 2,8% e o crescimento de PIB em 2021 de 3,7%.

Estas estimativas são menos pessimistas do que as divulgadas nos últimos dias por alguns dos principais institutos económicos da Alemanha, que chegavam a prever uma contração de 20% do PIB em 2020 no pior dos cenários.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 697 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 33.200. Dos casos de infeção, pelo menos 137.900 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 382 mil infetados e mais de 23 mil mortos, é aquele onde está a surgir atualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 10.779 mortos em 97.689 casos registados até esta seguda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Covid-19: Economia alemã contrai até 5,4% em 2020 no pior cenário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião