Vírus também está mexer com as Euribor. Pode aumentar a prestação da casa às famílias

Enquanto o BCE procura garantir a liquidez suficiente no sistema financeiro, apesar de estarem em terreno negativo, os indexantes do crédito da casa estão a tocar máximos. Prestações podem subir.

A pandemia do coronavírus traz consigo uma pesada fatura para a vida financeira de muitas famílias que se veem confrontadas com a perda do emprego ou de parte dos rendimentos. A antecipação dessas dificuldades levou à adoção de medidas de proteção das famílias como a criação de uma moratória para o crédito à habitação com vista a permitir a suspensão do pagamento das prestações neste período agudo da pandemia. Alívio de encargos que coincide com um período em que os juros dos empréstimos da casa avançam para máximos de 2016. Estão também a ser contagiados pelo vírus.

Os indexantes usados no grosso dos contratos de crédito à habitação — Euribor a três, seis e 12 meses — têm vindo a tornar-se cada vez menos negativos nas últimas semanas. No prazo mais dilatado — a 12 meses — a Euribor está nos -0,066%, próxima dos máximos de setembro de 2016. Já a três e seis meses estão próximas de máximos do início de 2016, situando-se nos -0,161% e -0,114%.

Estas subidas dos indexantes coincidem com um período marcado pelo crescendo das reticências relativamente à capacidade que os bancos, sobretudo daquelas economias que serão mais vulneráveis à recessão que se avizinha — como Itália, Espanha e Portugal — terão em garantir o financiamento às famílias e empresas dos respetivos países sedentas por liquidez. Caso se vejam confrontados com cortes de rating, vão enfrentar maior resistência no acesso a liquidez junto dos restantes bancos, conduzindo a uma pressão altista nos custos de financiamento no mercado interbancário.

Evolução da Euribor a três meses desde 2016

Fonte: Reuters e Lusa

Segundo Filipe Garcia, presidente da IMF, a recente subida dos indexantes do crédito precisamente é um sinal de necessidade de liquidez”. O economista diz que “apesar do anúncio de compra de dívida por parte do BCE até maturidades de 70 dias […] o facto é que a evolução das Euribor sugere uma procura de fundos acima do normal“. Este especialista lembra ainda que a subida dos indexantes poderá ser também reflexo de aumento do crédito de curto prazo e da utilização de linhas de crédito das empresas.

Apesar do anúncio de compra de dívida por parte do BCE até maturidades de 70 dias, o que permite maior liquidez a programas de papel comercial e outros instrumentos de tesouraria de curto prazo, o facto é que a evolução das Euribor sugere uma procura de fundos acima do normal.

Filipe Garcia

IMF

Garantir que existe liquidez suficiente no mercado e que os bancos a conseguem fazer chegar às economias é precisamente aquilo que o BCE está a procurar defender. A entidade liderada por Christine Lagarde lançou ainda em março uma “bazuca” em que se mostrou disponível a adquirir 750 mil milhões de euros adicionais em dívida pública e de empresas este ano com vista a manter a liquidez no sistema financeiro. Também lançou uma nova ronda de empréstimos ultra baratos a bancos e facilitou as regras para as almofadas de capital dos bancos de forma a incentivá-los a disponibilizar empréstimos às famílias e empresas.

Apesar de não descartar que “as coisas podem fugir de controlo”, Filipe Garcia diz-se “convicto de que o BCE não pretende que o atual cenário se transforme numa crise financeira e muito menos numa crise bancária, pelo que não espero instabilidade por essa via”.

Os especialistas contactados não revelam assim para já especial preocupação no que respeita à evolução dos encargos com o crédito da casa face à recente subida dos indexantes. “Para as famílias, estes movimentos são para já apenas marginais“, afirma Filipe Garcia, salientando que “as Euribor continuam em níveis muito baixos”.

A crise económica que se adivinha nos próximos meses levará à adoção de estímulos por parte das autoridades nacionais e europeias que poderão inverter esta tendência e levar à manutenção das taxas de juros em valores negativos.

Nuno Rico

Deco

Nuno Rico, especialista da Deco, diz que “relativamente à evolução da Euribor nos próximos tempos, é ainda cedo para perceber uma tendência”, mas mostra-se confiante no papel que as autoridades europeias e nacionais desempenharão nesta crise.

“É certo que os valores da Euribor aumentaram nas últimas semanas, devido a um aumento do risco e dos receios quanto às consequências económicas da pandemia nas economias. Contudo, a crise económica que se adivinha nos próximos meses levará à adoção de estímulos por parte das autoridades nacionais e europeias que poderão inverter esta tendência e levar à manutenção das taxas de juros em valores negativos“, defende, apesar de também alertar que “esta ainda é uma avaliação prévia que se poderá alterar em função da dimensão dos impactos que venham a ocorrer na economia devido ao vírus, assim como dos estímulos adotados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vírus também está mexer com as Euribor. Pode aumentar a prestação da casa às famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião