Número diário de vítimas mortais volta a descer em Espanha

  • Lusa e ECO
  • 5 Abril 2020

Espanha registou, pelo terceiro dia consecutivo, uma redução do número diário de mortes por causa do coronavírus. Número de infetados também está a desacelerar.

Espanha registou nas últimas 24 horas 674 mortes devido ao novo coronavírus, o terceiro dia consecutivo de redução, alcançando um total de 12.418 vítimas mortais, segundo a última atualização das autoridades sanitárias.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, foram confirmados 6.023 novos infetados, o que também confirma a desaceleração do ritmo de progresso da pandemia, sendo agora o total de contagiados de 130.759.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, 38.989 pessoas que foram contagiadas tiveram alta e são consideradas como curadas.

Face ao panorama vivido no país, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, decidiu estender o estado de emergência até 26 de abril. Inicialmente, o Governo espanhol decretou o estado de emergência durante 15 dias em 14 de março último, que foi prorrogado pelo parlamento a partir de 28 do mesmo mês.

Menos casos novos mas mais vítimas mortais na Alemanha

A Alemanha regista 91.714 casos de Covid-19, mais 5.936 que na véspera, e 1.342 vítimas mortais, um crescimento de 184, o que significa que o aumento do número de novos infetados abrandou, mas o de mortes subiu.

No sábado, o Instituto Robert Koch (RKI) tinha informado a existência de 6.082 novos casos e mais 141 vítimas mortais em relação ao dia anterior. A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças, mostra ainda que a Baviera, com 23.846 casos diagnosticados, e a Renânia do Norte-Vestefália, com 18.735, os maiores e mais populosos estados da Alemanha, são os que registam mais casos.

Numa entrevista divulgada este domingo pelo Bild am Sonntag, o líder do governo bávaro, Markus Söder, pede um pacote de estímulos à economia de grandes proporções e cortes nos impostos em todo o país.

Quando a primeira fase da ajuda de emergência terminar, vamos precisar de um programa vital de estímulo económico de tamanho semelhante”, revelou o também líder da União Social Cristã (CSU), partido que integra a coligação que governa a Alemanha.

Na sexta-feira, o RKI admitiu que as medidas de contenção no país estão a ter um efeito mensurável, acrescentando ser ainda demasiado cedo para baixar a guarda. Segundo este instituto, nas últimas semanas, cada pessoa contaminava outras cinco a sete. Com as restrições e distanciamento social, a média caiu para um contágio.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou cerca de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 63 mil. Dos casos de infeção, cerca de 220 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Mortes em Nova Iorque baixam ligeiramente para 594 em 24 horas

O estado de Nova Iorque, epicentro da pandemia ligada ao novo coronavírus nos Estados Unidos, registou 594 mortes nas últimas 24 horas, elevando o total de vítimas mortais para 4.159, anunciou este domingo o governador, Andrew Cuomo. O número representa uma ligeira baixa em relação às 24 horas anteriores, de sexta-feira para sábado, quando se registaram 630 mortes, o número diário mais elevado até então.

“Ainda é demasiado cedo” para tirar conclusões, disse o governador em conferência de imprensa, frisando que pode ser uma evolução episódica. O estado de Nova Iorque tem atualmente 122.031 casos, mais 8.327 do que no sábado, número que também apresenta uma redução, já que de sexta-feira para sábado o número de novas infeções foi de 10.841.

A cidade de Nova Iorque é a área mais atingida, com 67.551 do total de casos confirmados no estado. Os Estados Unidos são o país do mundo mais afetado em número de casos, com 312.481 pessoas infetadas, e o terceiro em número de mortos (8.503), depois de Itália (15.362) e Espanha (12.418). O estado de Nova Iorque concentra mais de um terço do total de casos no país e quase metade das mortes.

(Notícia atualizada às 17h58)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número diário de vítimas mortais volta a descer em Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião