Evolução da pandemia e resposta política “cruciais” para recuperação de países da Zona Euro
Agência da DBRS diz que a evolução da pandemia de Covid-19 e a eficácia das políticas vão ser "cruciais" para a recuperação das economias da Zona Euro.
A evolução da pandemia de Covid-19 e a eficácia das respostas políticas serão “cruciais” para a recuperação dos países da Zona Euro, segundo um relatório da DBRS Morningstar divulgado.
Segundo as estimativas da agência de notação financeira canadiana, em 2020 a Zona Euro terá um crescimento “muito menor” devido à crise provocada pela pandemia, que partiu de um ponto de partida que já estava fraco.
Além do impacto na indústria, no comércio e na confiança do consumidor, a agência de notação financeira vê ainda um impacto negativo adicional para Itália, Espanha, Grécia e Portugal devido ao colapso do turismo, ao qual estão particularmente expostos.
O turismo, incluindo os efeitos indiretos, representa mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em cada um destes países, refere.
A DBRS Morningstar sinaliza ainda que os dados macroeconómicos, como a confiança do consumidor e o índice PMI, já começaram a destacar a “seriedade” do choque.
Assim, refere, olhando para o futuro, embora a gravidade e a duração da contração económica sejam desconhecidas, a recuperação económica no longo prazo dependerá em grande parte da resposta política dada à crise.
A agência afirma que aguardará para perceber até que ponto as medidas de contenção do vírus no lado médico se tornam bem-sucedidas, para que as restrições e suspensões das viagens possam ser facilitados e pela eficácia das respostas da política orçamental e monetária para mitigar o impacto nas economias da Zona Euro e apoiar a recuperação económica.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.
Coronavírus Dados Informativos
Última atualização: 2021-03-03 15:32:02
Fonte: DGS
-
Confirmados
806.626
+979
-
Internados
1.827
-170
-
Internados UCI
415
-31
-
Óbitos
16.430
+41
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Evolução da pandemia e resposta política “cruciais” para recuperação de países da Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}