Antes do vírus, poupança e investimento subiram na Zona Euro

  • ECO e Lusa
  • 7 Abril 2020

Famílias e empresas da União Europeia aumentaram a taxa de poupança e de investimento, respetivamente, no último trimestre de 2019.

A taxa de investimento das empresas da zona euro subiu, no quarto trimestre de 2019, para os 25,8%. Este é o valor mais elevado da série, ou seja pelo menos desde 2008, durante a crise financeira, segundo mostram os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

No terceiro trimestre de 2019, as empresas dos países da moeda única tinham investido uma média de 23,7% e entre outubro e dezembro de 2018 fixou-se nos 23,5%.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, a margem de lucro das empresas manteve-se estável nos 39,5% no último trimestre de 2019 face ao homólogo, mas registando uma ligeira subida face ao anterior (39,3%).

Já do lado das famílias, a taxa de poupança, na zona euro, subiu para os 13,0% e a de investimentos para os 9,1%, no quarto trimestre de 2019, segundo dados também divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, entre outubro e dezembro de 2019, a taxa de poupança avançou para os 13,0%, face aos 12,5% homólogos e aos 12,9% do trimestre anterior. A taxa de investimento, por seu lado, foi de 9,1% no último trimestre de 2019, estável face ao período anterior e ligeiramente acima da do homólogo (9,0%).

Fonte: Eurostat

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antes do vírus, poupança e investimento subiram na Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião