Seguradoras espanholas criam apólice única para 700 mil profissionais de saúde
Mais de 100 seguradoras uniram-se para proteger 700 mil profissionais do setor da saúde que combatem a pandemia. Trata-se da maior apólice de benefício coletivo alguma vez subscrita em Espanha.
As seguradoras uniram-se em torno de um objetivo solidário em benefício dos funcionários do sistema de saúde em Espanha. A contribuição conjunta da indústria juntou 37 milhões de euros agora reunidos num fundo que a Associação Empresarial de Seguro (Unespa) utilizará para subscrição de uma apólice Vida de benefício coletivo.
O seguro erigido por companhias que representam cerca de 78% da indústria em Espanha vai abranger mais de 700 mil profissionais de saúde e cobre falecimento por causa direta da covid-19 e inclui um subsídio de hospitalização.
A iniciativa protege médicos, enfermeiros, auxiliares, pessoal de ambulâncias e outros técnicos que trabalham no Sistema Nacional de Saúde envolvidos no combate direto à pandemia (covid-19) em hospitais, clínicas, unidades públicas de atendimento ambulatório e mesmo os que desenvolvem em estabelecimentos do setor privado, como os cuidadores de lares para idosos.
Em caso de morte por doença covid-19, o capital seguro ascende a 30 mil euros por pessoa, valor que corresponderá à indemnização a pagar aos herdeiros legais do segurado. Já o apoio por hospitalização tem um valor de 100 euros por dia de internamento para um período de três dias até um máximo de duas semanas.
A cobertura prevista no seguro coletivo supõe uma vigência de seis meses que conta desde a declaração do Estado de Alarme em Espanha. Ou seja, a apólice tem validade retroativa, podendo indemnizar herdeiros de profissionais de saúde falecidos por causa direta da covid-19 desde 14 de março, explica a Unespa em comunicado.
Caso a sinistralidade seja inferior à capacidade do fundo, o montante restante será canalizado para apoiar os afetados pela crise do coronavírus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguradoras espanholas criam apólice única para 700 mil profissionais de saúde
{{ noCommentsLabel }}