Os ricos estão mais ricos: os milionários que mais ganharam em 2016

  • Leonor Rodrigues
  • 28 Dezembro 2016

2016 foi um bom ano para os milionários, principalmente para os americanos, que beneficiaram da vitória de Trump para aumentarem ainda mais as suas fortunas.

O ano de 2016 correu bem aos investidores. No total, os mais ricos do mundo ganharam mais 237 mil milhões de dólares (cerca de 226 mil milhões de euros) do que em 2015. No pódio dos que mais faturaram ao longo do ano estão empresários norte-americanos que beneficiaram da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA.

Num ano de elevada volatilidade nos mercados, fruto das várias surpresas ao nível político internacional, os mais ricos conseguiram superar as adversidades para aumentarem as suas fortunas. A riqueza dos multimilionários seguida pela Bloomberg aumentou em 5,7% para 4,4 biliões de dólares. E foram os norte-americanos que melhor souberam aproveitar as oportunidades nas bolsas.

“2016 acabou por ser um ano espetacular para os ativos de risco”, especialmente para quem apostou em setores como o industrial, o tecnológico e também o alimentar. É “algo notável se olharmos para o início do ano”, afirma Simon Smiles, da UBS Wealth Management à Bloomberg. Conheça os milionários que mais aumentaram as suas fortunas este ano.

Warren Buffett

warren_buffett

O CEO da Berkshire Hathaway foi o que mais ganhou, acrescentando mais 11,8 mil milhões de dólares (11,3 mil milhões de euros) à sua conta bancária. A fortuna de Warren Buffett está agora avaliada em 74,1 mil milhões de dólares.

Bill Gates

bill_gates

O CEO da Microsoft continua a ser o homem mais rico do mundo, com 91,5 mil milhões de dólares. Contudo, em termos de ganhos anuais ficou-se pelo segundo lugar. Gates ganhou quase 10 mil milhões de dólares este ano.

Harold Hamm

harold_hamm

O CEO da petrolífera Continental Resources adicionou 8,4 mil milhões de dólares (8 mil milhões de euros) e mais de duplicou a sua fortuna, que é agora avaliada em 15,3 mil milhões de dólares (14,6 mil milhões de euros).

Jeff Bezos

jeff_bezos

O fundador da Amazon já tinha duplicado a sua fortuna no ano passado. Em 2016 voltou a aumentá-la em 7,5 mil milhões de dólares (7,2 mil milhões de euros) para 67,2 mil milhões, liderando os ganhos do setor tecnológico, seguido de Mark Zuckerberg (Facebook), que ganhou 5,4 milhões de dólares (5,2 mil milhões de euros).

Bernard Arnault

bernard_arnault

O francês dono da LVMH, a maior empresa de artigos de luxo do mundo e que detém a Louis Vuitton, faturou mais 7,1 mil milhões de dólares (6,8 mil milhões de euros), e a sua fortuna está agora avaliada em 38,9 mil milhões de dólares (37,2 mil milhões de euros).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Os ricos estão mais ricos: os milionários que mais ganharam em 2016

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião