Produção na construção abranda em fevereiro para 1%
Abrandamento da atividade no setor da construção verificado em fevereiro pode já traduzir em certa medida a situação atual determinada pela pandemia covid-19, revela o INE.
O Índice de Produção na Construção aumentou 1% em fevereiro, após um crescimento de 1,3% no mês precedente, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, o índice abrandou 0,3 pontos percentuais face a janeiro, no entanto, a taxa de resposta ao inquérito em que se baseia foi de 75,2% da amostra, “nível significativamente inferior ao atingido em fevereiro de 2019”.
Os índices de emprego e de remunerações no setor, por sua vez, aumentaram 1,7% e 5,0%, respetivamente (1,6% e 2,3% no mês anterior).
De acordo com o INE, embora a informação deste destaque possa já traduzir em certa medida a situação atual determinada pela pandemia covid-19, “é de esperar que as tendências […] analisadas se alterem substancialmente nas próximas divulgações”.
O Índice de Produção na Construção tem como objetivo mostrar, com periodicidade regular, a evolução do volume da produção no curto prazo.
Este índice fornece uma medida da tendência do valor acrescentado em volume ao longo de um dado período de referência.
Para o efeito, é realizado um inquérito mensal, por formulário eletrónico, junto de unidades estatísticas selecionadas a partir das empresas sediadas no território nacional, dedicando-se principalmente à construção.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção na construção abranda em fevereiro para 1%
{{ noCommentsLabel }}