Bolsa avança pela quarta sessão. É o maior ciclo de ganhos desde janeiro

Bolsa portuguesa sobe pela quarta sessão, acompanhando pares europeus. Analistas recomendam algum prudência antes do fim de semana prolongado por causa da Páscoa. Praças só reabrem na terça-feira.

A bolsa de Lisboa avança pela quarta sessão consecutiva, registando o ciclo mais prolongado de ganhos desde meados de janeiro. O PSI-20 acumula uma valorização de 4% desde o início da semana, depois de um mês de março caótico por causa do coronavírus.

O principal índice português valoriza 1,58% para 4.135,48 pontos, antes de entrar no fim de semana prolongado por causa da Sexta-feira Santa que antecede o dia da Páscoa.

Apenas a Jerónimo Martins está em terreno negativo: cai 0,73% para 15,06 euros. A Novabase segue inalterada e as restantes 16 cotadas nacionais estão em alta. Nalguns casos é forte alta: o CTT sobem 4,81% para 2,395 euros, Ibersol e Semapa também ganham quase 4%.

Entre os “pesos pesados” nacionais, o BCP avança 2,54% para 0,101 euros, ao mesmo tempo que o setor energético apresenta ganhos na ordem dos 2%, com EDP, EDP Renováveis e Galp a contribuírem para o bom momento na praça nacional.

No caso do banco português, a agência de rating Standard & Poor’s reviu em baixa a perspetiva da instituição, de “positiva” para “estável”, referindo que “a contração económica associada à pandemia em todos os países onde o BCP atua dilua os benefícios potenciais dos esforços do banco para melhorar o seu perfil financeiro, em especial a qualidade do crédito”.

Lá por fora, o dia também despertou com ganhos. O Stoxx 600 soma 1,1%, enquanto o espanhol IBEX-35 sobe 1,2%. O francês CAC-40 e o alemã DAX-30 registam ganhos mais acentuados, na casa dos 1,5%.

Apesar de tudo, os analistas recomendam alguma prudência ao longo da sessão. “A publicação dos subsídios de desemprego nos EUA poderá sugerir alguma prudência. No final da sessão poder-se-á assistir a alguma pressão vendedora”, dizem os analistas do BPI. Recorde-se que nas últimas duas semanas os pedidos iniciais de subsídio de desemprego dispararam: houve 10 milhões de pedidos.

“Num período de elevada incerteza é provável que diversos investidores não se sintam confortáveis em deter uma exposição acentuada aos índices bolsistas, na medida que as bolsas europeias só voltam a negociar na terça-feira“, acrescentaram os analistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa avança pela quarta sessão. É o maior ciclo de ganhos desde janeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião