Coronavírus já se reflete nos preços. Portugal regista inflação nula em março

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi nula em março de 2020, taxa inferior em 0,4 pontos percentuais à registada no mês anterior, anunciou esta segunda-feira o INE.

A inflação homóloga foi nula em Portugal, em março. Já a refletir o impacto do coronavírus no país, em especial nos combustíveis, os preços mantiveram os mesmos níveis no mês passado face a igual período do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi nula em março de 2020, taxa inferior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à registada no mês anterior.

Esta desaceleração traduziu sobretudo a variação homóloga de -3,7% do índice relativo aos produtos energéticos (0,9% em fevereiro), refletindo a evolução dos preços nos mercados internacionais associada à redução da procura deste tipo de produtos devido à pandemia e às divergências entre os países produtores de petróleo”, explica o relatório do INE.

A inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, também registou uma variação homóloga nula, valor inferior em 0,1 p.p. ao registado em fevereiro.

Em comparação com fevereiro, a variação mensal do IPC foi 1,4% (-0,6% no mês precedente e 1,8% em março de 2019). A variação média dos últimos doze meses foi 0,3%, taxa idêntica à registada no mês anterior.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma variação homóloga de 0,1%, (inferior em 0,4 p.p. à do mês anterior), uma variação mensal de 1,6% (-0,6% no mês anterior e 2,1% em março de 2019) e uma variação média dos últimos doze meses de 0,2% (valor inferior em 0,1 p.p. ao registado no mês precedente).

“Embora esta informação sobre o mês de março traduza já algum impacto da pandemia Covid-19, nomeadamente na recolha de preços no final do mês para os hotéis e passagens aéreas, é possível que as tendências aqui analisadas se alterem substancialmente. De qualquer modo, a informação hoje [segunda-feira] disponibilizada é útil para estabelecer uma referência para avaliar desenvolvimentos futuros”, sublinha o INE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coronavírus já se reflete nos preços. Portugal regista inflação nula em março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião