EDP alvo de ataque informático. Fornecimento de energia não está em risco

Elétrica portuguesa diz que ataque "está a condicionar o normal funcionamento de uma parte dos seus serviços e operações".

A EDP foi “alvo de um ataque informático à sua rede corporativa”. Este ataque, avançado pela SIC Notícias, tendo sido já confirmado pelo ECO, condicionou parte das operações da elétrica nacional, mas a empresa liderada por António Mexia garante que não “há qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia”.

O ataque de hackers, que segundo a SIC Notícias faz parte de uma ofensiva que atinge muitas outras empresas à escala internacional, “está a condicionar o normal funcionamento de uma parte dos seus serviços e operações” da EDP. Contudo, nota a empresa, não se regista “qualquer impacto na continuidade do fornecimento de energia”, diz.

A empresa garante, em comunicado enviado ao ECO, que os “serviços críticos de supervisão e controlo da rede elétrica de distribuição estão a operar normalmente, embora com adaptações decorrentes de algumas limitações”.

“Para conter os efeitos deste ataque, foram prontamente aplicadas medidas de prevenção e proteção dos sistemas que suportam as operações da empresa”, explica.

A empresa liderada por António Mexia, que conta com a China Three Gorges como maior acionista, diz que está já a tentar apurar a origem deste ataque. Está “a ser analisada a origem e a anatomia deste incidente, para que os serviços e operações em causa sejam rapidamente restabelecidos”, nota.

“A atuação do grupo EDP perante este ataque está a ser articulada com as entidades competentes“, refere a empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP alvo de ataque informático. Fornecimento de energia não está em risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião