Depois de suspender dividendos, gestores do BPI renunciam aos prémios

Tal como o acionista Caixabank, o BPI não vai pagar prémios de desempenho aos administradores de topo depois de já ter suspendido a distribuição de dividendos.

Os administradores executivos do BPI renunciaram aos prémios de desempenho. Com o fecho das contas do ano, os gestores preparavam-se para receber os bónus referentes ao trabalho desempenhado em 2020, mas a pandemia de Covid-19 levou os membros do conselho de administração a abdicarem.

Esta decisão surge em coordenação com uma iniciativa similar anunciada hoje [quinta-feira] pelo CaixaBank“, diz o banco liderado por Pablo Forero em comunicado.

Devido à crise pandémica, o BPI já tinha igualmente decidido suspender o pagamento de dividendos correspondentes ao exercício de 2020. O banco, que tinha anunciado a entrega de 117 milhões ao acionista Caixabank, espera que o impacto do Covid-19 “na economia global, que se espera de curta duração, mas com efeitos severos”.

Estas medidas seguem em linha com o que têm feito outros bancos e também com as recomendações do Banco Central Europeu (BCE). Andrea Enria, presidente do conselho de supervisão do supervisor europeu da banca pediu “extrema moderação” nos prémios pagos aos gestores de topo, depois de já ter pedido “prudência” no pagamento de dividendos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois de suspender dividendos, gestores do BPI renunciam aos prémios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião