Fitch corta outlook da CGD, BCP e BPI por causa do Covid-19

A Fitch manteve o rating de Caixa Geral de Depósitos, BCP e BPI, mas baixou de "estáveis" para "negativas" as perspetivas de evolução dos três bancos devido à incerteza da pandemia de Covid-19

A agência Fitch manteve o rating de Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP e BPI, mas baixou de “estáveis” para “negativas” as perspetivas de evolução (outlook) da notação de risco dos três bancos devido à incerteza causa pela pandemia de Covid-19.

“A descida do outlook é uma consequência da deterioração esperada das condições económicas em Portugal, provocadas pelo impacto da pandemia de Covid-19, à semelhança de idênticas descidas anunciadas para vários sistemas bancários da zona euro”, disse o banco público em comunicado enviado ao mercado. A explicação da CGD serve para as outras duas instituições visadas nesta decisão da Fitch.

O rating da dívida sénior de longo prazo (IDR – Issuer Default Rating) da CGD foi mantido no nível “BB+”, sendo considerado investimento especulativo, tendo a Fitch reduzido o outlook de “estável” para “negativo”, o que quer dizer que pode vir a baixar a notação nos próximos meses.

O mesmo se passa com BCP e BPI, embora os bancos estejam em posições diferentes à luz da análise da agência de notação de risco. No primeiro caso, o rating de longo prazo manteve-se “BB” (o pior dos três bancos), com o outlook revisto de “positivo” para “negativo” com base na incerteza associada ao coronavírus, disse o banco liderado por Miguel Maya. No BPI, também outlook foi cortado para negativo, mantendo-se o rating em “BBB”, sendo classificado com grau de investimento.

Novos ratings para depósitos

A Fitch atribuiu pela primeira vez ratings para os depósitos dos bancos, situando-os um nível acima do rating IDR de cada instituição, o que reflete a maior proteção conferida aos depósitos em caso de resolução dos bancos.

Para a CGD, a agência classificou os depósitos com a notação “BBB-“, “um nível acima do rating da dívida sénior e apenas um nível abaixo do rating da dívida pública portuguesa”.

Os depósitos do BCP foram classificados com o rating “BB+”, enquanto os depósitos do BPI gozam do melhor rating entre as três instituições: “BBB+”.

(Notícia atualizada às 19h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch corta outlook da CGD, BCP e BPI por causa do Covid-19

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião