Combustíveis vão dar novo trambolhão. Descem até 3 cêntimos por litro

Preço dos combustíveis vai voltar a descer na próxima semana. E será, novamente, uma quebra expressiva, podendo chegar aos 3 cêntimos por litro no caso do gasóleo.

Vem aí mais uma descida no preço do combustíveis. Depois da forte queda das cotações do petróleo nos mercados internacionais, os valores de venda ao público tanto da gasolina como do gasóleo vão registar um trambolhão. Baixa de preço no arranque da próxima semana poderá chegar aos 3 cêntimos por litro.

Esta semana foi marcada por uma queda história nos preços do petróleo, especialmente do WTI (negociado em Nova Iorque) que chegou a negociar em valores negativos (até -40 dólares por barril). Cotações afundaram perante a ausência de espaço de armazenamento, mas acabaram por recuperar para valores em tornos dos 20 dólares com a mudança do contrato de futuros de maio para junho.

A queda pressionou as cotações dos derivados, embora não da mesma forma. Ainda assim, a queda dos preços da gasolina e do gasóleo nos mercados vai permitir uma nova descida dos valores de venda nos postos de abastecimento.

De acordo com dados obtidos pelo ECO, junto de fontes do setor, a descida será em torno dos 2,5 cêntimos no caso da gasolina, podendo ser mais expressiva no caso do diesel.

O combustível mais utilizado no mercado nacional poderá reduzir-se em mais 3 cêntimos por litro, ficando em torno dos 1,20 euros nos postos de abastecimento das petrolíferas de referência. O valor médio vai mesmo baixar desse patamar, sendo que, no caso dos postos low cost, levará a que mais baixem mesmo de 1 euro.

Esta semana, o ECO avançou que voltou a haver postos a venderem gasóleo abaixo de 1 euro, tendo o Intermarché de Estarreja sido o primeiro a nível nacional a apresentar esse valor.

As quedas de preços na próxima semana seguem-se a uma série de semanas consecutivas de descida dos preços dos combustíveis nos postos de abastecimento nacionais. Desde que a pandemia começou a pressionar as cotações do petróleo nos mercados, a gasolina e o gasóleo ficaram entre 25 a 30 cêntimos mais baratos.

Esta descida acentuada nos preços dos combustíveis traduz-se em poupanças entre 15 e 20 euros num depósito cheio de combustível, aliviando a carteira dos portugueses. Contudo, a baixa de preços acontece numa altura em que o dever de confinamento está a levar a uma quebra acentuada no consumo destes produtos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis vão dar novo trambolhão. Descem até 3 cêntimos por litro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião