Confiança empresarial na Alemanha “cai drasticamente” em abril para mínimos

  • Lusa
  • 24 Abril 2020

As empresas nunca estiveram tão pessimistas em relação aos meses vindouros, nota o instituto alemão Ifo.

O índice de confiança empresarial na Alemanha caiu “drasticamente” para 74,3 pontos, o valor mais baixo de sempre, contra 85,9 pontos em março, devido à deterioração massiva da conjuntura atual, anunciou esta sexta-feira o Ifo.

Segundo o instituto alemão Ifo, o sentimento das empresas é catastrófico e estas nunca estiveram tão pessimistas em relação aos meses vindouros. “A crise da covid-19 está a atingir a economia alemã com a fúria total”, adianta o Ifo.

No setor da indústria transformadora, o índice de clima de negócios caiu para o valor mais baixo desde março de 2009 e a situação dos negócios das empresas industriais piorou drasticamente. As expectativas são marcadas por extremo pessimismo, tendo o indicador das mesmas caído para um mínimo histórico, e a procura de produtos industriais entrou em colapso.

No setor dos serviços, o indicador de clima de negócios caiu para um mínimo de sempre, já que os prestadores de serviços nunca tinham chegado a uma avaliação tão má da sua situação atual. O pessimismo das expectativas dos prestadores de serviços também não tem precedentes, adianta o Ifo.

No comércio, o índice de clima de negócios continuou em queda, com as expectativas a recuarem para um nível abaixo do atingido em março. No setor da construção, o índice nunca caiu tão abruptamente como em abril, bem como o indicador da situação atual e as expectativas. No entanto, a maioria das empresas de construção ainda está satisfeita com a situação atual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança empresarial na Alemanha “cai drasticamente” em abril para mínimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião