Pagamentos com cartão afundam 20% em março com o vírus. BdP fala em “redução sem precedentes”

O número de pagamentos com cartão em março afundou quase 20% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto o montante derrapou mais de 10% perante a pandemia do coronavírus.

A pandemia está a provocar uma “redução sem precedentes na utilização de cartões de pagamento”. No mês de março, em que foi declarado o estado de emergência em Portugal por causa do coronavírus, os pagamentos por este meio afundaram 19,4% em número e 10,2% em valor comparativamente com o mesmo mês do ano passado.

Esta informação foi avançada pelo Banco de Portugal (BdP), que salienta que o coronavírus, responsável pela doença Covid-19, “está a ter um impacto significativo na atividade dos agentes económicos nacionais, sejam eles consumidores, empresas, bancos ou organismos da Administração Pública”. “Este impacto reflete-se, de forma muito imediata, na utilização dos instrumentos de pagamento”, continua.

Assim, em março, “foram efetuadas 167,4 milhões de operações com cartão, no valor de 9,2 mil milhões de euros”. “Estes números correspondem a decréscimos de 19,4% em número e de 10,2% em valor relativamente ao mesmo período do ano anterior, explicados pela redução dos levantamentos, das compras e das operações de baixo valor”, detalha o banco central governado por Carlos Costa.

Em simultâneo, os levantamentos de dinheiro nas caixas ATM “diminuíram 31,5% em número e 20,4% em valor”, para 25,9 milhões de operações no valor de 1,9 mil milhões de euros. Quanto às compras, o impacto “foi menos pronunciado”. Caíram 19,7% em número e 16,2% em valor, para um total de 86,9 milhões de operações no valor de 3,3 milhões de euros. “Devido à limitação do movimento de pessoas, os pagamentos em portagens e parques de estacionamento reduziram-se 21,9% em número e 24,5% em valor relativamente a igual período do ano anterior”, acrescenta o BdP.

O estado de emergência foi decretado a 19 de março. Entre este dia e o passado dia 20 de abril, o BdP estima que “o montante dos levantamentos e compras” tenha afundado 46%. “Em média, os portugueses terão levantado menos 34 milhões de euros por dia e efetuado menos 56 milhões de euros de compras”, salienta o supervisor. “A redução das transações com cartão verificada ao longo deste período equivale a 1,4% do produto interno bruto (PIB) de 2019”, sublinha também.

Os dados do BdP confirmam, de igual modo, que o setor do turismo foi altamente castigado pela pandemia. “Tendo em consideração a estrutura económica nacional, os efeitos da pandemia de Covid-19 no turismo são expressivos. Em março de 2020, verificou-se uma quebra significativa do valor das compras e dos levantamentos efetuados por estrangeiros em Portugal. Estima-se que tenham sido gastos menos 182 milhões de euros em compras e efetuados menos 34 milhões de euros de levantamentos de numerário”, aponta.

Mas não foi, com evidência, o único setor penalizado. O BdP declara que “a atividade desenvolvida pela generalidade das empresas também foi fortemente afetada pela pandemia”, tendo o setor do retalho sido o único a registar uma variação homóloga positiva em março nos pagamentos com cartão, ainda que marginal, de apenas 0,1%.

“As compras com cartão efetuadas nos restantes setores diminuíram entre 7% (no comércio por grosso) e 56% (no alojamento)”, indica o BdP, que conclui: “O setor mais afetado em termos absolutos foi o da restauração, com uma redução de 229 milhões de euros face ao transacionado no período homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pagamentos com cartão afundam 20% em março com o vírus. BdP fala em “redução sem precedentes”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião