Juros da dívida portuguesa aliviam. Taxa a dez anos cai abaixo de 1%
A taxa de juro da dívida soberana nacional a dez anos está abaixo da fasquia dos 1% no mercado secundário, tendo já tocado um mínimo de 0,99% nesta terça-feira.
Os juros da dívida soberana nacional estão a aliviar, nesta terça-feira, com a taxa de referência a dez anos a cair abaixo da fasquia psicológica dos 1% no mercado secundário. Anúncios do Banco Central Europeu (BCE) e promessas de uma “bazuca” por parte da União Europeia para combater os efeitos da pandemia suportam alívio.
Eram 10h11 da manhã desta terça-feira que, segundo dados da Reuters, a yield portuguesa para o prazo a dez anos atingiu os 0,99%, abaixo dos 1,044% a que encerraram na última sessão, quebrando assim em baixa a barreira dos 1%, e voltando a níveis mínimos atingidos há uma semana.
O alívio dos juros soberanos nacionais acompanha o alívio das yields do resto da Europa, nomeadamente, as bunds alemãs. Os juros da dívida alemã a dez anos já estiveram a negociar nos -0,46%, abaixo dos -0,445% a que encerraram na última sessão, apoiados pelas compras de dívida pelo BCE.
Já o Conselho Europeu de quinta-feira mandatou a Comissão Europeia no sentido de delinear um plano para o financiamento do Fundo de Recuperação, que deverá ser conhecido a 6 de maio, e que permitirá apoiar as economias europeias fustigadas pelos efeitos da pandemia.
O BCE reúne-se ainda na próxima quinta-feira, ocasião que é aguardada com expectativa pelo mercado, sendo esperado que acelere as compras de dívida. Há analistas a antecipar que a entidade liderada por Christine Lagarde possa alargar as compras a dívida com classificação de “lixo”.
(Notícia atualizada às 11h00)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros da dívida portuguesa aliviam. Taxa a dez anos cai abaixo de 1%
{{ noCommentsLabel }}