Juros italianos agravam após corte de rating da Fitch. Taxa a dez anos em Portugal mantém-se abaixo de 1%

Fitch cortou o rating de Itália para um patamar acima do "lixo", levando os juros da dívida a agravarem-se e o spread face às bunds a subir. Taxa a dez anos portuguesa mantém-se aquém de 1%.

Os juros da dívida italiana estão sob pressão, agravando-se após a Fitch ter de forma inesperada cortado o rating da República de Itália para apenas um patamar acima do “lixo” no seguimento dos efeitos da pandemia. A taxa a dez anos da dívida portuguesa também sobe, mas pouco, mantendo-se contudo abaixo da fasquia dos 1%.

A yield italiana a dois anos sobe sete pontos base até aos 0,69%, no mercado secundário, enquanto na maturidade a dez anos chegou a subir dez pontos base até aos 1,83%, com a subida a estar agora contida nos seis pontos base. Enquanto sobem as yields italianas, alarga-se o spread face às bunds alemãs, para 226 pontos base.

O agravamento dos juros italianos acontece depois de a Fitch ter revisto em baixa o rating de Itália devido ao impacto do Covid-19. A descida em um nível, colocou a avaliação ao país, a apenas um degrau de investimento especulativo, mas também o deixou com uma notação abaixo daquela que atribui a Portugal.

A agência de notação financeira cortou o rating de Itália para BBB-, abaixo do anterior nível de BBB. O outlook ficou em “estável”, na terça-feira ao final do dia. “O downgrade reflete o significativo impacto da pandemia global de Covid-19 na economia de Itália e na posição orçamental soberana”, explicou a agência de rating que projeta uma contração de 8% no PIB italiano em 2020.

Os juros da dívida portuguesa a dez anos sobem apenas quase um ponto base, fixando-se nos 0,988%. Mantém-se assim abaixo da fasquia psicológica de 1%.

(Notícia atualizada às 10h05)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros italianos agravam após corte de rating da Fitch. Taxa a dez anos em Portugal mantém-se abaixo de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião