Erros da Segurança Social deixam milhares sem salário
Ordem dos Contabilistas denuncia casos de várias empresas que viram os pedidos de lay-off rejeitados pela Segurança Social, mesmo reunindo todos os requisitos necessários.
A Ordem dos Contabilistas diz que há milhares de casos de empresas que viram os pedidos de lay-off recusados, mesmo reunindo todos os requisitos necessários, diz o Correio da Manhã (acesso pago). A Segurança Social desconhece o número de trabalhadores abrangidos por processos rejeitados.
Em causa estão mais de 11 mil empresas a quem foi negado o acesso ao regime de lay-off. “Não digo que não existam erros, mas até agora todos os processos de que a Ordem tem conhecimento, e que foram recusados, estão todos corretos”, disse ao CM a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, que rejeita que a culpa seja dos contabilistas, acusando a Segurança Social de não ter tido capacidade para “processar devidamente todos os processos que foram enviados”.
Paula Franco aponta o sistema escolhido pelo Governo como “culpado”, dado que “ter um sistema baseado em ficheiros PDF e Excel zipados tem tudo para correr mal”. Fonte oficial do Gabinete de Ana Mendes Godinho diz desconhecer o número de trabalhadores afetados por estes chumbos da Segurança Social, esclarecendo que como os processos não foram para pagamento, não têm o universo quantificado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Erros da Segurança Social deixam milhares sem salário
{{ noCommentsLabel }}