Erros da Segurança Social deixam milhares sem salário

  • ECO
  • 30 Abril 2020

Ordem dos Contabilistas denuncia casos de várias empresas que viram os pedidos de lay-off rejeitados pela Segurança Social, mesmo reunindo todos os requisitos necessários.

A Ordem dos Contabilistas diz que há milhares de casos de empresas que viram os pedidos de lay-off recusados, mesmo reunindo todos os requisitos necessários, diz o Correio da Manhã (acesso pago). A Segurança Social desconhece o número de trabalhadores abrangidos por processos rejeitados.

Em causa estão mais de 11 mil empresas a quem foi negado o acesso ao regime de lay-off. “Não digo que não existam erros, mas até agora todos os processos de que a Ordem tem conhecimento, e que foram recusados, estão todos corretos”, disse ao CM a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, que rejeita que a culpa seja dos contabilistas, acusando a Segurança Social de não ter tido capacidade para “processar devidamente todos os processos que foram enviados”.

Paula Franco aponta o sistema escolhido pelo Governo como “culpado”, dado que “ter um sistema baseado em ficheiros PDF e Excel zipados tem tudo para correr mal”. Fonte oficial do Gabinete de Ana Mendes Godinho diz desconhecer o número de trabalhadores afetados por estes chumbos da Segurança Social, esclarecendo que como os processos não foram para pagamento, não têm o universo quantificado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Erros da Segurança Social deixam milhares sem salário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião