5 coisas que vão marcar o dia
O tribunal alemão pronuncia-se sobre os estímulos do BCE. O juiz decide se Tancos vai a julgamento. A ministra Alexandra Leitão vai ao Parlamento. Espanha revela desemprego em abril.
O Tribunal Constitucional alemão pronuncia-se sobre programa de compra de ativos do Banco Central Europeu (BCE). A DGS atualiza os dados sobre a evolução do contágio do novo coronavírus. O juiz Carlos Alexandre decide se há ou não indícios suficientes para submeter o caso de Tancos a julgamento. A ministra Alexandra Leitão vai ao Parlamento. Espanha revela desemprego em abril.
Tribunal alemão pronuncia-se sobre estímulos do BCE
O Tribunal Constitucional alemão pronuncia-se sobre programa de compra de ativos do BCE, que pode pôr em causa o atual pacote de 750 mil milhões de euros de combate à crise provocada pela pandemia de Covid-19. Os juízes de Karlsruhe pronunciam-se sobre os “Asset Purchase Programs” (APP), criados por Mario Draghi entre 2015 e 2019, depois de um grupo de dois mil queixosos, encabeçado por economistas e professores de Direito, darem início a este processo por duvidarem que o programa respeite a lei fundamental alemã.
DGS faz novo balanço da evolução do surto
Com o país em fase de desconfinamento, a DGS atualiza os dados sobre a evolução do contágio do novo coronavírus no país. O último balanço das autoridades de saúde deu conta de 25.524 casos de infetados e de 1.063 mortos por causa do Covid-19.
Juiz decide se Tancos vai a julgamento
Termina o debate instrutório do caso Tancos. O juiz Carlos Alexandre vai decidir se há ou não indícios suficientes para submeter o caso a julgamento. O processo tem 23 acusados, incluindo o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, que respondem por um conjunto de crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, recetação e detenção de arma proibida.
Ministra da Administração Pública no Parlamento
Alexandra Leitão vai à Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local. A ministra da Administração Pública deverá ser questionada sobre o facto de os profissionais de saúde não terem recebido o aumento de 0,3% que começou a ser pago a todos os funcionários públicos em abril.
Desemprego em Espanha
Espanha foi um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. O surto obrigou o Governo a encerrar o país durante várias semanas, com impacto na economia. A agência de estatísticas revela a evolução da taxa de desemprego em Espanha relativa a abril, mês em que as empresas e famílias mais sentiram os efeitos do vírus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}