Wall Street em alta à boleia da escalada do petróleo

Os índices norte-americanos estão a beneficiar da valorização do petróleo nos mercados internacionais.

Com os países a começar o desconfinamento e a expectativa que haja uma maior procura por petróleo, as bolsas norte-americanas estão a acompanhar a recuperação das cotações da matéria-prima na sessão desta terça-feira.

O S&P 500 valoriza 1,26% para os 2.878,58 pontos, o tecnológico Nasdaq sobe 1,42% para os 8.834,75 pontos e o Dow Jones ganha 1,26% para os 24.051,38 pontos.

Esta semana está a ser marcada pela redução das restrições relativas à pandemia em vários países europeus e também em alguns estados norte-americanos. Uma das consequências diretas desse desconfinamento é a maior procura por petróleo, o que está a sustentar a recuperação do preço do barril nos mercados internacionais. O Brent está nos 30 dólares, enquanto o WTI ganha 15% para 23,79 dólares.

A beneficiar do quinto dia consecutivo de subida do petróleo — que nos últimos meses registou quedas históricas, tendo chegado a negociar em terreno negativo — estão as cotadas petrolíferas como é o caso da Exxon Mobil e da Chevron cujas ações sobem mais de 4% e 3%, respetivamente. Outras empresas de exploração de petróleo como a Noble Energy e a Occidental Petroleum também sobem mais de 7%.

De notar também a subida superior a 2% da farmacêutica norte-americana Pfizer que anunciou uma parceria com uma empresa alemã para começar a entregar doses das vacinas experimentais para o coronavírus que serão testadas em humanos nos EUA.

Na última sessão, Wall Street foi afetado pela queda significativa do setor da aviação, mas as subidas no setor tecnológico permitiram amparar essa desvalorização e os índices norte-americanos acabaram por fechar em alta esta segunda-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em alta à boleia da escalada do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião